sexta-feira, 27 de abril de 2018

No 1º de maio tem atividade gratuita para a família no Museu da Cidade do Recife



No Dia do Trabalhador, nada de labuta. A programação para o 1° de maio é cultural. Quem der uma passada no Museu da Cidade do Recife, das 10h às 11h e das 15h às 16h, vai poder participar de uma dinâmica chamada “O Forte e o Tempo” e interagir com a fortaleza de maneira diferente. Após passear pela nova exposição "Cinco Pontas", os visitantes são convidados a jogar e responder perguntas para construir seu “próprio forte”. A disputa é para todas as idades. A atividade acontece em horários fixos, mas o museu funciona normalmente ao logo do dia.

A exposição

A exposição “Cinco Pontas” é uma atividade para toda família e celebra a indicação do forte recifense a patrimônio da Unesco. A mostra reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público, que comprovam a importância da edificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. A entrada é gratuita.

Na primeira etapa da exposição, monstros marinhos, encontrados nas cartografias e azulejos do século XVI, evocam os medos dos homens do mar no período das navegações. Gravuras do período holandês, quando a Europa pouco sabia sobre as terras de cá, mostram como os estrangeiros enxergavam o Recife. Duas belíssimas telas de Baltazar da Câmara e Murillo La Greca também compõem o acervo, bem como desenhos de Frans Post, mapas históricos, fotografias, textos, achados arqueológicos feitos no interior do prédio (balas, cachimbos, conchas) e objetos de demolição da Igreja dos Martírios.

A exposição ainda conta com animações, imagens atuais do Forte das Cinco Pontas sob um ponto de vista ainda pouco explorado da arquitetura do edifício (feitas com ajuda de um drone) e vídeo-aulas, gravadas com o arqueólogo Ulisses Pernambucano, o professor e arquiteto Pedro Valadares e o arquiteto e urbanista José Mota Meneses.

Serviço
Museu da Cidade do Recife
Endereço: Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h
Quanto: entrada gratuita
Museu da Cidade do Recife – 3355-9540 / 9545 / 9547
www.museudacidadedorecife.org

G&M Comunicação


0 comentários:

Postar um comentário