quarta-feira, abril 26, 2017

Uso sustentável do bioma é tema de debate do Dia Nacional da Caatinga

Único bioma exclusivamente brasileiro, Caatinga é rica em espécies de plantas com potencial econômico (Foto: Zinclar/CBHSF)

Um debate sobre o “Uso Sustentável da Caatinga no Contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” vai celebrar o Dia Nacional da Caatinga nesta quinta-feira (27), em Recife, às 14h30, no auditório do Ibama, na Avenida Dezessete de Agosto, no bairro Casa Forte. O evento é organizado por meio de uma parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do Ibama, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco (Semas) e do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga de Pernambuco.

A programação será aberta ao público, especialmente para engenheiros florestais e ambientais, biólogos, geógrafos e outros profissionais ligados à Caatinga, sem necessidade de inscrição prévia. Além do debate, estão previstas a apresentação sobre o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Socioambiental do Estado de Pernambuco e a exibição de dois filmes em curta-metragem: “Árvore Sagrada”, que trata da produção de umbus na região do São Francisco Baiano, e “As Fulô da Caatinga”, sobre mulheres empreendedoras e seus econegócios.

O Dia Nacional da Caatinga é celebrado anualmente, desde 2004, em 28 de abril a fim de evidenciar a importância e a necessidade de se preservar o bioma. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a Caatinga ocupa cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional, nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e Minas Gerais. Na área de atuação da Codevasf, o bioma ocupa 21,2% de todo o Vale do Rio São Francisco e 28,4% dos Vales dos Rios Parnaíba, Itapecuru e Mearim.

“Na condição de promotora de ações de revitalização, a Codevasf busca constantemente liderar iniciativas junto a diferentes órgãos das esferas Federal, Estadual e Municipal para implantar e divulgar ações voltadas para o uso sustentável e à proteção da Caatinga. Isso inclui o planejamento e a execução de uma série de intervenções, como conservação de água e solo; fomento à criação e consolidação de Unidades de Conservação; e implantação e apoio aos Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas – os Crads”, explica a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino.

Relevância social e ambiental

O engenheiro florestal e analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf Valdemir Vieira destaca que a Caatinga é uma das seis grandes regiões ecológicas do Brasil e o único bioma inteiramente restrito ao território nacional. “Apesar de ser menor do que a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica, a Caatinga tem relevância significativa, tanto na dimensão social quanto na ambiental. O bioma é muito rico em espécies de plantas, muitas das quais não se encontram em nenhum outro local. Estima-se que existam, pelo menos, 5.344 espécies vegetais nativas. Dessas, aproximadamente 744 são exclusivas da região”, afirma.

Segundo Vieira, atualmente, mais de 72 espécies de plantas com potencial econômico foram identificadas como prioritárias para estudos e pesquisas, das quais aproximadamente 20 são restritas à região. “É extremamente importante estudar o uso dessas espécies para que ele seja feito de forma ordenada e sustentável, sem prejudicar esse valioso patrimônio natural nem colocar em risco a fonte de renda de milhares de famílias que dependem da Caatinga para sobreviver”, esclarece o engenheiro florestal.

“O que o povo nordestino já valorizava há tempos, agora está sendo reconhecido mundialmente: a riqueza da Caatinga. Os projetos de revitalização da Codevasf, para promover o desenvolvimento regional, estão em sintonia com o debate sobre o uso sustentável, promovido nesse Dia Nacional da Caatinga. Tratamos a preservação desse bioma como prioridade”, destaca o diretor da Área de Revitalização da Codevasf, Inaldo Guerra.

Atuação regional

O chefe do Escritório de Representação da Codevasf em Recife, Marcelo Teixeira, que participará do debate sobre o uso sustentável da Caatinga, ressalta a atuação regional em áreas como representação institucional, articulação interinstitucional, meio ambiente, licenciamentos ambientais e assessoramento jurídico. “A Codevasf tem papel importante na divulgação e preservação da Caatinga, fomentando ainda a participação intensa da juventude rural engajada no Projeto Amanhã e o incremento de Arranjos Produtivos Locais oriundos da região”, aponta.

Entre os destaques das ações executadas pela Companhia em Pernambuco, Teixeira aponta a implantação de Unidades de Conservação da Caatinga. No município de Floresta, a Estação Ecológica Serra da Canoa, com 8 mil hectares, foi a segunda unidade criada no estado. Já o Parque Estadual Serra do Areal e a Estação Refúgio de Vida Silvestre Riacho Pontal, com cerca de 6 mil hectares de vegetação nativa do bioma, foram criadas na área de reserva legal do Projeto Pontal, mantido pela Companhia em Petrolina.

Por meio do Escritório de Representação de Recife, a empresa também atua como coordenadora do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga – uma entidade pública sem fins lucrativos, de caráter consultivo, propositivo e deliberativo, com atuação em Pernambuco. São 34 instituições participantes (17 públicas e 17 da sociedade civil). Esse comitê é subordinado ao Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga – onde a Codevasf tem assento na Secretaria Executiva.

As principais atividades do comitê estadual são apoiar, coordenar e implantar a reserva da biosfera da Caatinga em Pernambuco, priorizando a conservação da biodiversidade do bioma, o desenvolvimento sustentável, o conhecimento científico e o saber popular. Mais informações sobre o comitê estão disponíveis no blog: www.comitecaatingape.blogspot.com

Ouça depoimentos sobre o Dia Naciona da Caatinga: soundcloud.com/codevasf/sets/codevasf-promove-acoes-e-comemora-dia-da-caatinga

Serviço
Debate: Uso Sustentável da Caatinga no Contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Quando: 27 de abril (quinta-feira), às 14h30
Onde: Auditório do Ibama - Avenida Dezessete de Agosto, 1057, Casa Forte, Recife.

Mais informações: www.codevasf.gov.br

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário