quarta-feira, março 29, 2017

Vídeos de Educação Ambiental abordarão as Unidades de Conservação

Documentários serão produzidos com recursos da compensação ambiental e terão como temática a preservação do verde (Foto: Divulgação/CPRH)

Seis vídeos de 20 minutos cada, abordando as características ambientais, econômicas, sociais e culturais de Unidades de Conservação (UCs) do Estado, bem como a vida de seus moradores e o trabalho de preservação, serão produzidos por duas entidades selecionadas por meio do Edital 01/2016, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Os audiovisuais serão produzidos com recursos da compensação ambiental e deverão estar prontos dentro de seis meses. Serão exibidos em salas de exibição do Estado e nas próprias UCs, dentro de ações voltadas para a Educação Ambiental, além de terem cópias distribuídas em escolas e bibliotecas.

Representantes das entidades selecionadas – a Saga Audiovisual e Cidadania e o Instituto Evoluir Desenvolvimento Humano – assinaram nesta terça (28), com a presidente da CPRH, Simone Souza, os termos de colaboração com a Agência para a produção dos vídeos. A Saga será responsável pelo audiovisual sobre o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata do Engenho Uchôa, num área remanescente da Mata Atlântica que circunda onze bairros, entre eles Ibura, Caçote, Areias, Bairro e Tejipió. Em uma das contrapartidas, também fomentará a criação do Cineclube Mata Uchôa, que será gerido pela própria comunidade.

Já a Evoluir foi selecionada para produção de cinco vídeos, abordando a Área de proteção Ambiental (APA) de Santa Cruz (Itamaracá, Itapissuma e Goiana), a APA de Guadalupe (Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém e Barreiros), a Estação Ecológica de Caetés (ESEC Caetés), em Paulista, a RVS Gurjaú (Cabo, Jaboatão dos Guararapes e Moreno) e o Parque Estadual Mata da Pimenteira, em Serra Talhada. “Esta é mais uma iniciativa que coloca a temática da preservação ambiental na pauta e servirá, com certeza, para a realização de boas produções que reforcem a luta pela preservação das nossas matas 

Junto com os analistas ambientais da CPRH Gleydson Castelo Branco, gerente da Unidade de Gestão das Unidades de Conservação (UGUC), e Liana Melo, assessora da presidência, Simone Souza recebeu representantes das duas entidades numa das salas de reunião da CPRH. Viviane Lima e Maria José, da Evoluir, e Tiago Delacio, da Saga, discorreram sobre os projetos e a boa oportunidade que essa parceria oferece, no sentido de ampliar o debate sobre a importância da preservação ambiental, especialmente por meio da Educação Ambiental e da produção cultural.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH
www.cprh.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário