segunda-feira, março 13, 2017

Incra realiza primeira feira da agricultura familiar de Petrolina


Na última sexta-feira (10), a população de Petrolina passou a contar com um espaço permanente de comercialização de alimentos agroecológicos (sem agrotóxico ou qualquer tipo de composto químico). A venda de produtos trazidos diretamente das áreas de assentamentos da reforma agrária da região e sem atravessadores - comercializados a preços justos e direto da mão do produtor foi um sucesso para expositores e visitantes.

Ao todo foram 36 agricultores a oferecer desde produtos convencionais da agropecuária local a uma variedade de artesanatos, bolos, doces, e atividade cultural no pátio do IPA, na Avenida das Nações S/N. Nesta primeira edição produtores apuraram em torno de R$ 15 mil e o sucesso foi também de público e de visitas ilustres. Participaram da inauguração autoridades municipais, estaduais e federal, além de dirigentes dos movimentos sociais e sindicais do campo.

Para o superintendente regional do Incra no Médio São Francisco, Bruno Medrado, a diversidade dos alimentos oferecidos surpreenderam os que visitaram a feira: “as pessoas encontraram vários tipos de frutas, hortaliças, sucos integrais, legumes, verduras, ervas medicinais e fitoterápicos, demonstrando a complexidade e a importância da agricultura familiar dos assentamentos da reforma agrária, realizado pelo Incra em parceria com os movimentos sociais do campo”, ressaltou.

Já o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, enfatizou a riqueza dos alimentos e produtos da região presente na feira. “Essa feira é muito importante para que o petrolinense e quem não é daqui possa conhecer os sabores de nossa cidade”, pontuou.

Princípios

Para a assentada e idealizadora da feira, Ozaneide Gomes a agroecologia é um dos princípios da reforma agrária: “Essa realidade de hoje só existe após 10 anos de luta dos trabalhadores rurais assentados para conquistar este espaço de venda, nosso trabalho é construído na perspectiva de que os assentamentos façam a transição completa da agricultura convencional para a agroecológica, compreendendo que a agroecologia visa, sobretudo, garantir a segurança e a soberania alimentar dos agricultores e da sociedade”, explica.

A feira é uma oportunidade de estreitar o diálogo entre a população do campo e da cidade, mostrando a importância da Reforma Agrária na produção de alimentos saudáveis para a mesa do povo brasileiro. Ela está programada para acontecer todas às sextas-feiras pela manhã, no pátio do IPA, Instituto Agronômico de Pernambuco. O evento é uma parceria do Incra do Médio São Francisco, com os movimentos sociais e os sindicais do campo, bem como o poder público municipal e estadual e a empresa de assitência técnica e extensão rural Diamantina.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/Médio São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário