segunda-feira, outubro 31, 2016

“Indústria naval brasileira corre o risco de morrer”, denuncia Humberto

Foto: Alessandro Dantas/ Liderança do PT no Senado

A Transpetro, subsidiária de logística da Petrobras, anunciou, nesta semana, o cancelamento da construção de 17 navios previstos no Programa de Modernização e Expansão da Frota. “Esse é o início da morte da nossa indústria naval, que renasceu na gestão do ex-presidente Lula que investiu fortemente no setor prevendo que seríamos uma grande potência”, lamentou o líder do PT no Senado, Humberto Costa.

O programa previa a contratação de 46 embarcações. Dessas, foram construídas e entregues apenas 17 e nove ainda estão em construção. A Transpetro argumenta que está “otimizando custos de gestão” para se tornar mais competitiva.

A indústria naval sofreu bastante com a deflagração da operação Lava Jato e já contabiliza 10 mil demissões. Número que pode chegar ultrapassar os 30 mil, principalmente por causa da mudança de planos da Petrobras e subsidiárias.

“Não entendo que otimizar custos de gestão seja deixar nossa indústria naval minguar. Primeiro foi a Petrobras Foi necessário planejamento e muito trabalho para reavivar um setor que não funcionava antes da gestão do PT. Agora vão começar a terceirizar navios para poder atender uma demanda brasileira. Isso realmente é lamentável e demonstra falta de visão política”, pontuou o senador, lembrando que a Transpetro é competente para construir navios com excelência.

Durante os governos de Lula e Dilma, as demandas da Petrobras foram as grandes responsáveis pelo grande avanço do setor e pelo desenvolvimento econômico de diferente regiões no País, a exemplo de Pernambuco, com o Porto de Suape.

Humberto lembra o impulso dado ao setor pelos governos do PT. O governo anterior ao de Lula (o de Fernando Henrique Cardoso), empregava apenas 3 mil trabalhadores, enquanto que os dois governos petistas chegaram a empregar 78 mil pessoas. “É muito triste ver uma área que antes empregava milhares de pessoas, agora estar sendo desmontada por um governo sem voto e golpista”, disse o senador.

Assessoria de Imprensa Senador Humberto Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário