quarta-feira, junho 22, 2016

MPPE conquista o segundo lugar no Prêmio Comunicação e Justiça



O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) conquistou o segundo lugar do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2016, na categoria Campanha de Comunicação de Interesse Público, com a campanha institucional Humanização do parto. Nasce o respeito. Na mesma categoria concorreram a Campanha de combate ao trabalho infantil, de autoria do Tribunal Superior do Trabalho (1º lugar), e a campanha João Cidadão: seja grande como os seus direitos, desenvolvida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (3º lugar).

A entrega dos prêmios aos vencedores ocorreu no encerramento do XII Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça, realizado em Belém (PA), nos dias 16 e 17 de junho.

“Nos sentimos vitoriosos com o êxito de mais um projeto bem avaliado do Ministério Público de Pernambuco, Humanização do Parto, que se identifica com a nossa atuação em defesa da coletividade. Tenho a certeza de que estamos no caminho certo, com uma campanha destacada nacionalmente e mostrando à população que o parto humanizado não pode ser colocado em segundo plano”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Carlos Guerra de Holanda.

A campanha Humanização do parto. Nasce o respeito promoveu ações de comunicação para sensibilizar a sociedade, especialmente as mulheres gestantes e seus familiares, profissionais de saúde, gestores públicos e integrantes do Ministério Público sobre os direitos de todas as pessoas que vivenciam o nascimento de uma criança.

“Essa campanha está extremamente alinhada com os mais atuais desafios da saúde e com os Objetivos do Milênio estabelecidos pela ONU. Esperamos que esse engajamento continue entusiasmando a todos, na sociedade e dentro do MPPE, para tornarmos o nascimento um momento sublime na vida das pessoas”, salientou o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde, Édipo Soares.

Todas as ações de comunicação fazem parte do projeto institucional Humanização do Parto, que também realizou encontros regionais com integrantes do MPPE, profissionais da saúde e a sociedade civil em várias cidades pernambucanas e disponibilizou apoio técnico aos promotores de Justiça com atuação na Defesa da Saúde.

“O alcance e a dimensão que a campanha tomou mostram que este é um tema que interessa a todos nós, cumprindo com a missão institucional do Ministério Público de promover a cidadania”, afirmou a líder do projeto Humanização do Parto, promotora de Justiça Maísa Melo.

Idealizada com base em conceitos como empoderamento, sensibilização, acolhimento da criança e esclarecimento da mulher, dos seus familiares e dos profissionais de saúde, a campanha contou com diversos canais de divulgação. Ao todo foram compostas 9 mil cartilhas informativas, 4 mil folders, 2 mil cartazes, 30 peças de outbus e várias postagens sobre o tema na página do MPPE no Facebook. Somente na rede social, quase 87 mil pessoas foram atingidas desde o lançamento da campanha, em maio de 2015. A postagem sobre a cartilha foi a mais compartilhada da história da página do MPPE, segundo o relatório do próprio Facebook.

Outro diferencial da campanha foi uma exposição fotográfica itinerante, que percorreu as cidades do interior do Estado junto com os encontros regionais realizados em 2015 e depois foi levada a locais de grande circulação, como faculdades da Região Metropolitana do Recife. As imagens, que ilustram a exposição e as peças da campanha Humanização do Parto. Nasce o respeito, foram tiradas em situações reais de partos realizados em unidades de saúde e foram cedidas por mulheres que apoiaram a causa.

Conheça a Humanização do parto – as peças que fazem parte da campanha institucional estão disponíveis no site do MPPE. Todas as publicações podem ser baixadas gratuitamente e utilizadas como material informativo.

MPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário