segunda-feira, junho 13, 2016

Grupo de Trabalho do São Francisco tem reunião presencial na ANA

Presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, deverá participar do encontro para também apresentar propostas (Foto: André Moreira/Ascom CBHSF)

O Grupo Técnico do São Francisco (GTSF), criado através de portaria da Agência Nacional de Águas (ANA), fará reunião presencial no dia 21 de junho, em Brasília (DF), na sede da agência federal. Esta será a primeira vez em que estarão reunidos todos os representantes dos estados inseridos na bacia do São Francisco a fim de sistematizar as propostas para a continuidade do grupo.

Desde quando foi criado, no início do ano, o GTSF tem feito encontros virtuais, com transmissões através de videoconferência. Na última, realizada na semana passada, o superintendente da ANA, Joaquim Gondim, propôs o encontro para passara para a próxima fase dos trabalhos. “Queremos contar com a presença do maior número possível de participantes. Vamos aproveitar todo o dia para formalizar as propostas mais viáveis para a bacia do São Francisco”, explicou.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, deverá participar do encontro para também apresentar propostas. “Esse momento é importante, especialmente pelo fato de estarmos no processo de renovação do Plano de Recursos Hídricos do São Francisco, um documento que deverá projetar o futuro da bacia pelos próximos dez anos. A definição desse modelo operacional é urgente para a sobrevivência do rio”, resumiu Miranda.

Tanto a ANA quanto órgãos federais, a exemplo do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) têm feito pesquisas sobre formas de operação dos reservatórios instalados na bacia. Nessa reunião presencial, serão apresentados os resultados desses estudos.

Assessoria de Comunicação CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário