quarta-feira, maio 04, 2016

Miguel Coelho cobra empenho na divulgação do programa Garantia-Safra em Pernambuco

“Por falta de conhecimento, apenas 52% das cotas disponibilizadas ao Estado foram utilizadas pelos agricultores”, afirma o deputado (Foto: Roberto Soares)

A baixa adesão dos agricultores pernambucanos ao programa federal Garantia-Safra – que concede um benefício anual aos produtores rurais sujeitos à perda de safras – foi o tema do discurso do deputado Miguel Coelho (PSB) na Reunião Plenária desta terça (3). O parlamentar informou que, por falta de conhecimento da proposta, apenas 52% das cotas disponibilizadas ao Estado na última edição do programa foram utilizadas pelos agricultores.

Segundo o parlamentar, o Governo Federal lançou, hoje, a edição 2016/2017 do programa. Ele defendeu um maior empenho das prefeituras e do Governo do Estado para aumentar a adesão dos agricultores à iniciativa. “Apelo aos demais parlamentares que trabalhem junto aos prefeitos, reafirmando a necessidade de orientação da população, para que os recursos destinados a Pernambuco possam ser 100% aproveitados”, solicitou.

Em aparte, o deputado Rodrigo Novaes (PSD) também defendeu o esforço conjunto das diferentes esferas de poder – e da sociedade civil – para promover ações públicas de enfrentamento à seca. “A estiagem saiu dos noticiários e precisamos nos esforçar para que, já nós próximos meses, consigamos tirar do papel medidas importantes para melhorar a vida do povo sertanejo”, acrescentou.

Agricultura familiar – O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) direcionada a agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem à iniciativa nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor de um fundo específico, receberão o benefício diretamente do Governo Federal.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário