quarta-feira, maio 04, 2016

Inscrições abertas até dia 11 para Curso de Libras a distância oferecido pela Escola de Contas do TCE-PE

A Constituição Federal preconiza que 5% dos servidores públicos devem ser capacitados para o uso e difusão da língua brasileira de sinais para oferecer atendimento adequado aos surdos

Criada para proporcionar a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma forma de linguagem natural. Como qualquer outra, ela apresenta uma estrutura gramatical própria, com seus aspectos semânticos, sintáticos, morfológicos etc. Com o intuito de promover essa integração entre ouvintes e pessoas com a deficiência, a Escola de Contas Públicas oferece o Curso Básico de Libras, de 16 de maio a 6 de junho na modalidade a distância.

Com carga horária de 20h/a, a capacitação é destinada aos profissionais de diversas áreas que desejam ampliar suas formas de comunicação. A Libras foi reconhecida pela Lei nº 10.436/2002 e a Constituição Federal preconiza que 5% dos servidores públicos devem ser capacitados para o uso e difusão da língua brasileira de sinais para oferecer atendimento adequado aos surdos.

O curso objetiva despertar a percepção dos alunos sobre uma filosofia de vida inclusiva, bem como desenvolver o senso crítico na elaboração de mecanismos que facilitem a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e ouvintes.

A professora Maria do Carmo Lins explica a importância do ensino de Libras.“Promover a acessibilidade não é apenas incluir uma pessoa com deficiência dentro da sociedade que não está preparada para lidar com as especificidades e sim fornecer condições de comunicação, mobilidade, desenvolvimento e bem-estar”, afirma.

No conteúdo programático, serão apresentadas informações sobre vários aspectos da história, cultura e curiosidades dos surdos. Além de abordar outros aspectos linguísticos, tais como: as variações, os parâmetros, o alfabeto, cumprimentos, tipos de frase, verbos, entre outros. A capacitação é interessante também para aqueles que desejam conhecer esta língua como forma de interação social e difusão da cultura da acessibilidade.

Programação
Curso Básico de Libras – Módulo I - (Ead)
16/05 a 06/06 – 20h/a - Online
Programação completa Inscreva-se aqui
Professor: Maria do Carmo Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário