quarta-feira, abril 20, 2016

Seminário vai debater desenvolvimento de região circunvizinha a Goiana


O desenvolvimento da área circunvizinha a Goiana (Mata Norte) será tema central do Seminário Norte Metropolitano e Mata Norte - Desafios e Oportunidades, que ocorrerá no dia próximo dia 28, das 8h30 às 15h, no Centro Mariápolis Santa Maria, Cruz de Rebouças, em Igarassu. A iniciativa está sob a coordenação da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem e pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e faz parte do convênio que visa fortalecer institucionalmente onze prefeituras de duas regiões (Região Metropolitana do Recife e da Mata Norte).

O objetivo é reunir representantes do poder público municipal e da sociedade civil (movimentos sociais, empresariado, profissionais liberais e outros) de Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma, Olinda e Paulista e, de Goiana, Itambé, Itaquitinga e Timbaúba para discutirem o atual cenário socioeconômico da região. Também será apresentado o projeto de Capacitação dos Servidores Municipais e Agentes Públicos para o Fortalecimento Institucional, voltado para instruir a gestão pública para o planejamento, a regulação e o ordenamento racional do espaço territorial dos municípios dessas regiões do Estado.

A abertura do evento será realizada pelo Superintendente da Sudene, João Paulo de Lima e pelo presidente da Agência Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo. Dentro da programação, consta a realização da palestra da economista Tânia Bacelar sobre o tema central do evento. Também ocorrerá uma mesa redonda de debates sobre a importância do Planejamento e do Controle Urbano e Ambiental como mecanismo de crescimento ordenado, sob a coordenação do diretor executivo da Agência Condepe/Fidem, Luciano Pinto, e contará com os prefeitos de Igarassu, Mário Ricardo, e de Goiana, Fred Gadelha.

“Estamos convidando a todos a participarem deste momento, onde teremos a oportunidade de debater o desenvolvimento daquela área, que vem sendo impactada pelos vários empreendimentos que se instalaram na região, a exemplo da indústria automotiva da Jeep, do Polo Farmacoquímico de Hemoderivados e de Biotecnologia, da Ambev, entre outros”, afirmou Flávio Figueiredo.

Parceria - O convênio entre a Agência Condepe/Fidem e a Sudene prevê a realização de oficinas de trabalho e fóruns que visam capacitar 110 técnicos das prefeituras locais para atuar em políticas públicas de Planejamento Urbano e Ambiental, buscando fazer com que as administrações municipais se preparem tecnicamente para exercerem o controle nessas duas áreas. O investimento é de cerca de R$ 220 mil.

Assessoria de comunicação da Agência CONDEPE/FIDEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário