sexta-feira, abril 01, 2016

Assembleia Legislativa celebra abertura de consulado da Eslovênia no Recife

Foto: Rinaldo Marques/Alepe

A abertura do primeiro consulado da Eslovênia no Nordeste brasileiro foi celebrada no Grande Expediente Especial desta quinta (31), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). De acordo com o deputado Zé Maurício (PP), autor da homenagem, “trata-se de um reforço aos laços de amizade entre os dois países”. Sob o comando do cônsul Ranier Michael, o órgão ficará sediado no Recife, no bairro da Ilha do Leite. A vinda de representantes diplomáticos para Pernambuco atende ao objetivo de ampliar as atividades econômicas do país europeu com o Brasil, criando um canal entre o Porto de Kopler, na Eslovênia, e o Porto de Suape, no Litoral Sul do Estado. A solenidade foi coordenada pelo deputado Romário Dias (PSD).

Com pouco mais de 2 milhões de habitantes, a Eslovênia faz fronteira com Itália, Áustria, Hungria e Croácia, sendo o único país da antiga Iugoslávia a integrar a Zona do Euro (desde 2007). “A instalação do Consulado da Eslovênia no Recife é uma importante forma de abrir um canal de negócios entre essa nação europeia e o Estado de Pernambuco”, destacou Zé Maurício. O parlamentar também lembrou do intercâmbio cultural já existente entre os dois países, com a renda frivolité, produzida em Orobó (Agreste) e também em Idrija, no leste da Eslovênia.

Entre as oportunidades que Pernambuco tem a oferecer ao país europeu, Zé Maurício pontuou o apoio empresarial ao estabelecimento de empresas eslovenas, com mapeamento de setores estratégicos, e a troca de experiências entre os poderes legislativos, na área da cultura e da economia criativa. “Como presidente da Comissão de Meio Ambiente, também reitero a importância do intercâmbio de informações e ideias nessa área, uma vez que a Liubliana, capital da Eslovênia, foi eleita a capital verde da Europa no ano de 2016”, acrescentou.

Recife é a terceira cidade brasileira a sediar um consulado da Eslovênia, já presente em São Paulo e Belo Horizonte. “Essa é a 38ª representação diplomática existente em Pernambuco. Isso reforça a posição deste Estado como hub diplomático para o Nordeste”, ressaltou o cônsul Ranier Michael. Ele pontuou, ainda, a satisfação de receber a homenagem na Casa Joaquim Nabuco: “Com esta sessão, esta Casa honra o legado deste grande pioneiro e cidadão global. Joaquim Nabuco foi o primeiro diplomata a representar o Brasil em Washington. Esse gesto reafirma a vocação de apoiar as relações internacionais”.

Embaixador da Eslovênia no Brasil, Alain Brian Bergant avaliou o relacionamento entre os dois países como “excelente e amigável”. “E sinto que ainda temos muitas possibilidades para fortalecer essa cooperação, principalmente nas áreas de comércio e economia, já que a diplomacia econômica continua sendo uma das prioridades na diplomacia eslovena”, completou. O Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a independência da Eslovênia, em maio 1992.

Bergant declarou, ainda, acreditar que as reuniões no Estado “deixarão uma base firme para fortalecer os negócios entre Brasil e Eslovênia. Ainda na tarde desta quinta, a comitiva diplomática, acompanhada por membros empresários da YES-Young Executives of Slovenia, seguirá para visita ao Porto de Suape. Na sexta, será recebida no Porto Digital.

Em março de 2015, a embaixadora da Eslovênia, Milena Šmit, foi recebida pela Presidência da Alepe e por integrantes da Comissão de Assuntos Internacionais para tratar justamente da expansão dos negócios eslovenos para o Brasil. O setor industrial é o que mais cresce no País, com destaque para a atividade metalmecânica e automotiva.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário