sexta-feira, março 04, 2016

Waldemar Borges participa da convocação de novos profissionais de saúde

Foto: Wagner Ramos/SEI

O líder do Governo, Waldemar Borges, participou na manha dessa quinta-feira (03) do anúncio da maior convocação de profissionais de saúde dos últimos 20 anos em Pernambuco. Ao todo, o governador Paulo Câmara autorizou a contratação de 2.560 profissionais de diversas áreas, que irão reforçar as escalas de 18 unidades da rede estadual de saúde, incluindo hospitais, unidades da Farmácia de Pernambuco e do Serviço de Verificação de óbito do Estado, do Laboratório Central de Pernambuco e da Fundação Hemope. Com a convocação, o Governo também fortalece a assistência aos pacientes com doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (chikungunya, dengue e zika vírus), além das crianças com microcefalia.

O deputado ressalta que essa convocação só aconteceu porque o Governo do Estado se planejou e colocou a saúde como uma prioridade. “Assim que o governador Paulo Câmara conseguiu margem no limite legal da Lei de Responsabilidade Fiscal, ele autorizou as contratações”, disse. Ele lembra que o governador destacou que o subfinanciamento do SUS precisa ser enfrentado e debatido. “Tratei sobre esse assunto ontem (02.03) na Assembleia Legislativa. “Nos últimos anos, há uma nítida tendência de redução da participação do Governo Federal nos gastos com o setor. Por mais que a oposição queira tratar Pernambuco como se fosse uma ilha, precisamos tratar desse problema com responsabilidade, com um olhar de quem quer resolver e ajudar na solução, temos que entender que a raiz dele não está aqui em Pernambuco. Aqui gastamos mais do que a somos obrigados a fazer", disse.

Nos próximos dias, os profissionais convocados serão chamados, por meio de telegrama, para perícia, posse e posterior lotação. Após esse trâmite, todos terão 30 dias para iniciar as atividades na unidade em que for lotado.Dos convocados, 207 são médicos aprovados no último concurso público para a categoria, em 2013. Também serão chamados 487 enfermeiros e 428 profissionais de Nível Superior, além de 1426 profissionais de Nível Médio, todos selecionados do concurso público para profissionais de saúde realizado pela SES em 2014.

Além disso, 12 profissionais estão sendo convocados para a Fundação Hemope, sendo 02 médicos, 02 enfermeiros e 08 de Nível Médio, aprovados no concurso realizado em 2013 para a instituição.

Com essa nova chamada, sobe para 965 o número de médicos convocados no concurso da SES desde 2013. Um novo concurso público para a categoria já está em planejamento na Secretaria Estadual de Saúde e tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano.

Assessoria de Imprensa Waldemar Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário