sexta-feira, março 11, 2016

Prorrogado período de adesão dos municípios à campanha nacional contra hanseníase


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores que foi prorrogado o prazo para que os Municípios possam participar da Campanha Nacional de Hanseníase, Geo-helmintíases, Tracoma e Esquistossomose. A adesão, prevista para encerrar na sexta-feira, 11 de março, foi estendida até o dia 30 março.

O número de Municípios inscritos para a campanha tem sido considerado muito baixo. Apenas 806 fizeram o cadastro. A mobilização consiste em ações nas escolas públicas nos Municípios para detectar e cuidar de pacientes com hanseníase. A edição deste ano da campanha definiu novamente como alvo os alunos do ensino fundamental.

A campanha consiste no fornecimento de medicamentos necessários para cada agravo e dos materiais impressos que serão utilizados durante o processo. Em 2016, foram selecionados 2.292 Municípios prioritários. Para aderirem à ação, os Municípios deverão preencher, até o dia 30 de março do corrente ano, o formulário de adesão no FormSUS e anexar o Ofício de Adesão assinado pelo secretário municipal de saúde.

Identificação da Hanseníase

Para detectar os casos de hanseníase, é utilizado um formulário denominado ficha de autoimagem. Ela é levada para casa pelos estudantes para preenchimento e os pais ou responsáveis devolvem para a escola. Depois, os profissionais de saúde fazem a triagem das fichas e os casos com lesões suspeitas de hanseníase são encaminhados à unidade de saúde para confirmação diagnóstica e tratamento.

No caso do tracoma, os estudantes são submetidos ao exame ocular externo realizado por profissionais capacitados e os casos positivos e seus contatos domiciliares são centrado em hospitais. A entidade entende que a iniciativa contribui para a redução dos custos com o tratamento e potencializa os resultados da intervenção. A Confederação alerta ainda sobre a necessidade de desenvolver um plano de ações, no desenvolvimento de atividades e capacitando os profissionais envolvidos antecipadamente.

Mobilização anterior

Na edição do ano passado da campanha, 2.292 Municípios participaram com a realização de ações em 37.212 escolas. Na ocasião, mais de 1,1 milhão de alunos foram examinados para hanseníase com a confirmação de 272 casos.

Para o tracoma foram examinados 900.873 estudantes e encontrados 324.042 casos positivos. Cerca de 61.944 paciente foram tratados, incluindo os contatos domiciliares. Já em relação à esquistossomose a ação ocorreu em 13 Municípios. Nessas regiões, foram realizados 6.204 exames e diagnosticados 365 casos. A Semana de Mobilização, que marca o início de ações de vigilância, será realizada de 22 a 26 de agosto. Após esse período, a campanha continua. O encerramento está previsto para dezembro.

Clique aqui para acessar o formulário de adesão à campanha.

Portal CNM em AMUPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário