sábado, dezembro 05, 2015

“Eu aposto na educação”, diz secretário André de Paula durante fórum do Detran em Ipojuca

‘Detran nos Municípios’ encerra temporada 2015 conscientizando condutores de agora e do futuro para um trânsito seguro (Fotos: Raul Buarque/Secid)

O secretário das Cidades, André de Paula, abriu a 13ª edição da ‘Caravana Detran nos municípios’, realizada na manhã desta sexta-feira, 4, em Ipojuca – município da Região Metropolitana do Recife, distante 43 quilômetros da capital.

O evento, que também contou com a participação do diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE), Charles Ribeiro, encerrou a temporada 2015 da Caravana, cujo objetivo é levar aos municípios pernambucanos fóruns de Educação de Trânsito para a conscientização das atuais e futuras gerações de condutores de veículos.

“Esta é a 13ª edição de um programa vitorioso do Governo do Estado, porque nos mostra que o trânsito pode ser melhor e mais civilizado, se for feito com educação. Somente por meio dela é possível mudar a cabeça das pessoas, conscientizá-las. E eu aposto na educação, no definitivo, no permanente. Esta tem sido a prioridade do governo Paulo Câmara”, destacou o secretário André de Paula.

Condutor do Amanhã

No encontro, Charles Ribeiro discutiu o projeto “Condutor do Amanhã”, que será desenvolvido pela Secretaria das Cidades, por meio do Detran/PE, em parceria com a Prefeitura de Paulista e Federação Pernambucana de Automobilismo (FPA), com o objetivo principal de ensinar, de forma prática, pontual e divertida, as regras básicas de trânsito aos alunos da rede pública de ensino, com idade entre 9 e 12 anos.

Ribeiro adiantou que o projeto será colocado em prática no início do ano letivo de 2016 e coordenado pela Escola Pública de Trânsito do Detran/PE. Os educadores de trânsito ministrarão palestras com simulações do dia a dia no trânsito, usando para as aulas práticas o autódromo da FPA.

“Acredito que motorista bem educado, é motorista consciente e responsável pela sua vida e a do outro. Por isso, nosso foco é formar os futuros condutores com responsabilidade”, enfatizou Charles Ribeiro.

Presenças

A Caravana também contou com a presença do grupo teatral A Turma do Fom-Fom; da coordenadora de Educação de Trânsito do Detran/PE, Luciana Carvalho; da coordenadora estadual de Acidentes e Vigilância no trânsito, Sandra Souza; dos secretários municipais de Governo e de Defesa Social, Pedro Santana e Adelmo Alves, e do presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Manoel Rabelo.

Por Alessandra Cavalcanti/Ascom Secid-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário