sábado, dezembro 05, 2015

Em meio a abertura do processo de impeachment, Dilma chega ao Recife

Presidente Dilma Rousseff comanda reunião sobre plano de ação contra o Aedes aegypti no Comando Militar do Nordeste, no Recife (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Na semana em que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), abriu o processo de impeachment para destituí-la, a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), desembarcou na capital pernambucana para tratar de um dos mais graves problemas de saúde pública registrado nos últimos anos. O avião da chefe do Executivo estava programado para chegar neste sábado, (5), às 10h20, à Base Aérea do Recife, mas aterrissou precisamente às 10h35. De lá, Dilma partiu para o Comando Militar do Nordeste, onde lidera uma reunião emergencial sobre as ações de enfrentamento às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika).

O número de casos de dengue cresceu assustadoramente este ano em Pernambuco. Até o dia 14 de novembro, foram notificadas 119.646 ocorrências em todo o Estado, enquanto no mesmo período no ano passado foram 17.702 notificações. O número de casos confirmados foi de 42.781 este ano, enquanto em 2014 foram 6.573 no mesmo período.



Recife é a cidade com o maior número de notificações do Estado, segundo o último boletim divulgado no último mês pela Secretaria Estadual de Saúde. Ao todo, foram 25.219 casos, o que representa um aumento de 838,2% no número de notificações – foram 2.688 no mesmo período de 2014. A cidade contava ainda 15.168 casos confirmados de dengue até o dia 14 de novembro, 20 vezes mais que os 693 casos do ano anterior. Até o início do ano, não havia um protocolo definido para a notificação do zika vírus e da febre chikungunya em Pernambuco.


Na reunião, a presidente também deverá tratar do aumento exponecial dos casos de microcefalia no Estado. Pernambuco possui mais da metade dos casos registrados no país este ano. Pelo último levantamento do Ministério da Saúde, são 646 notificações, contra 1.248 em todo o Brasil. Às 12h30, a presidente deverá conceder entrevista coletiva à imprensa. O retorno para Brasília está marcado para 13h15.

Participam do evento o governador Paulo Câmara (PSB), os ministros da Saúde, Marcelo Castro, e da Integração Nacional, Gilberto Occhi, entre outras autoridades locais para tratar do combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável por transimitir dengue, chikungunya e zika vírus - esta última, associada aos casos de microcefalia.

Quarta passagem
Essa será a quarta vez que Dilma visita o estado em 2015. Em abril, ela esteve presente nainauguração da fábrica da Jeep em Goiana, Zona da Mata Norte. Na época, era previsto que o local deveria gerar, até o fim de 2015, 9 mil empregos diretos e indiretos. A presidente retornou em maio para a inauguração do navio André Rebouças, no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Suape.

Já em agosto, a presidente retornou a Pernambuco com uma agenda mais pragmática ao sereunir com o empresariado local na sede da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) e ao participar do encontro "Dialoga Pernambuco".

Antes dos encontros no Recife, Dilma Rousseff teve compromissos ainda na cidade de Cabrobó, no Sertão do estado. No município, a presidente vai acionar a Estação de Bombeamento do Eixo Norte do projeto de Integração do Rio São Francisco, a primeira da transposição neste trecho.

Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário