terça-feira, dezembro 22, 2015

Brigadista morre após incêndio em museu; acervo está preservado

Nabil Bonduki (foto): "Os acervos são a alma dos museus. Se não se perdeu o acervo, considero que [a destruição de exposição temporária de cenografia] é uma perda menor", disse. 

Um brigadista que trabalhava no Museu da Língua Portuguesa morreu após um incêndio atingir o local na tarde dessa segunda-feira (21). O homem sofreu uma parada cardíaca e foi levado para o Hospital das Clínicas, mas não resistiu. Em entrevista no local, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, confirmou a morte do brigadista e prestou solidaridade à família.

O incêndio começou por volta das 15h30 no primeiro andar do museu e se alastrou atingindo, principalmente, os últimos andares. O telhado foi bastante destruído pelas chamas. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki, as informações são de que o acervo do museu não foi atingido. O local mais afetado pelo fogo, segundo o secretário, abrigava uma exposição temporária de cenografia. Como o museu não recebe visitas às segundas-feiras, não havia visitantes no local na hora do incêndio. "Os acervos são a alma dos museus. Se não se perdeu o acervo, considero que é uma perda menor", disse.

O secretário estadual de Cultura, Marcelo Araújo, disse que o acervo do museu é digital. "Temos cópias técnicas. A exposição de longa duração poderá ser refeita", disse, acrescentando que a área expositiva foi toda destruída. O secretário não soube responder se o museu tinha álvara de funcionamento, pois a licença é concedida para todo o edifício, que inclui a estação de trens e metrô. "Todos os equipamentos de segurança estavam previstos e instalados." O museu está localizado em uma parte do edifício da Estação da Luz. Um dos cartões-postais da cidade, o prédio foi inaugurado em 1867.

Mais de 100 homens e 60 viaturas dos bombeiros trabalharam no local e conseguiram o controlar o fogo por volta das 17h45. Neste momento, os bombeiros fazem uma operação de rescaldo. As causas do incêndio estão sendo apuradas.

O incêndio chamou a atenção de quem passava pelo local e da imprensa, inclusive internacional.

Museu

O Museu da Língua Portuguesa abriu as portas ao público no dia 21 de março de 2006. Dedicado à valorização e difusão do idioma, considerado patrimônio imaterial, recebeu mais de 1,6 milhão de visitantes em nos primeiros três anos de funcionamento, tornando-se um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.

A equipe é formada por sociólogos, museólogos, especialistas em língua portuguesa e artistas. O museu foi montado pelo governo do Estado de São Paulo, em convênio com o governo do estado de São Paulo. Foram usados cerca de R$ 37 milhões para financiar a criação, pesquisa, implantação do museu e restauração do prédio da Estação da Luz.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário