terça-feira, novembro 17, 2015

Aproveite o momento histórico do Brasil para conhecer fatos dos enlatados ao longo dos anos

Com mais de 200 anos de existência as latas de aço evoluíram em design, tamanho e forma

Durante o século XIX grandes transformações aconteceram no mundo e a Proclamação da República do Brasil, em 15 de novembro de 1889, foi uma delas. Em comemoração a essa data, a Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) relembra os momentos importantes da história dos enlatados.

As latas de aço evoluíram em design, tamanho e forma. Mudanças que estão ligadas ao desenvolvimento de novas tecnologias e que ocorreram tanto nos recipientes em si quanto nos sistemas de abertura das embalagens. A embalagem se modernizou e se adequou às necessidades dos consumidores.

Confira abaixo algumas curiosidades sobre a história da lata de aço e entenda as vantagens que a embalagem proporciona:

1 - A história da lata de aço começou na Europa de 1800, quando Napoleão Bonaparte pediu para que os inventores da época desenvolvessem vasilhames de mantimentos e escolheu a embalagem criada por Nicolas Appert (recipiente hermeticamente fechado e aquecido a 100º C). Nascia neste momento o conceito de conservação em lata de aço.

2 – A mais antiga lata de sardinha conhecida é de 1810. A embalagem tem o rótulo em cobre com o nome de Joseph Pierre Colin, considerado o fundador da indústria de conserva.

3 – Em 1813, foram fornecidas as primeiras latas de conserva para a marinha e exército britânico. Cerca de 24 mil latas foram consumidas pela marinha Real em 1818.

4 – As primeiras latas de comida chegaram às lojas em 1830. Entre as opções estavam tomates, ervilhas e sardinhas.

5 – A partir de 1890 começam a surgir diferentes sistemas de abertura da lata de aço até chegar aos que conhecemos hoje, como: abertura por descolamento, abertura por chave, abertura abre-fácil entre outros.

5 – Os enlatados ganham a preferência das donas de casa em 1920, proporcionando conveniência e praticidade – principalmente pelo custo-benefício que oferecem.

6 – Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) o mundo passou a consumir mais alimentos enlatados. A produção desses alimentos aumentou e ajudou no desenvolvimento de novas propostas e técnicas para o aperfeiçoamento da embalagem.

7 – Na década de 70, as pessoas começaram a ter consciência ambiental e a destinar as latas de aço pós-consumo para a reciclagem. Importante lembrar: a embalagem de aço leva de 3 a 10 anos para se decompor naturalmente, voltando a sua forma original sem poluir ou comprometer o meio ambiente.

8 – A partir de 1970 as latas de aço passaram a ser revestidas por uma película protetora flexível que resiste às deformações. Isso permitiu a criação de formatos diferentes para as embalagens, como é o caso das latas de leite condensado e achocolatado que conhecemos atualmente.

9 – Em 2004, a taxa de reciclagem das embalagens de aço atingiu 62,5% na Europa, sendo o aço considerado o material mais reciclado do mundo.

10 – Ao longo dos últimos 205 anos, a lata de aço evoluiu em forma, tamanho, design e sistema de abertura. Assim, foi possível atender as exigências do mercado e chegar ao formato que encontramos hoje em diversas lojas e supermercados.

Para conhecer outros fatos interessantes da história da lata de aço, acesse: http://www.abeaco.org.br/historiadalatatexto.html

Sobre a ABEAÇO

A Associação Brasileira de Embalagem de Aço foi criada, em maio de 2003, com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. A entidade, sem fins lucrativos, investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço.

Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo.

Saiba mais sobre a ABEAÇO acessando o site www.abeaco.org.br

Acompanhe as novidades sobre as latas de aço: http://twitter.com/latadeaco ou www.facebook.com/AbeacoBrasil Instagram: abeaco #amolatadeaço

Press à Porter Gestão de Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário