quarta-feira, outubro 14, 2015

Codevasf: Kits de apicultura fortalecem o trabalho de apicultores no sertão do Araripe (PE)

A distribuição de kits produtivos de apicultura tem beneficiado famílias de comunidades rurais de vários municípios pernambucanos, como Araripina, Moreilândia, Serra Talhada, Bodocó, Exu, Petrolina, Manari, Belém do São Francisco, Dormentes, Inajá e Petrolândia, entre outros. (Foto: Bruno Rocha/Codevasf)

Nesta semana, a Rádio Codevasf traz a história dos apicultores da Associação do Riacho Fundo, no município pernambucano de Quixaba, no sertão do Pajeú. A entidade foi estruturada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com kits produtivos de apicultura – uma ação do eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria conduzida em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI). Os kits são formados por colmeias completas com melgueiras, cera, indumentários e utensílios. O presidente da entidade, Ivo Simplício, conta que os kits de produção apícola darão novas perspectivas de produção para os produtores locais. “O apoio da Codevasf foi um bom início para os produtores da associação. A chegada dos equipamentos trouxe uma animação para todas as famílias beneficiadas, especialmente aquelas que antes não viviam da produção de mel. Eu acredito que esse projeto vai marcar a história da nossa comunidade”, relata com entusiasmo o apicultor de Quixaba.

A distribuição de kits produtivos de apicultura tem beneficiado famílias de comunidades rurais de vários municípios pernambucanos, como Araripina, Moreilândia, Serra Talhada, Bodocó, Exu, Petrolina, Manari, Belém do São Francisco, Dormentes, Inajá e Petrolândia, entre outros. A iniciativa tem levado produtores a incrementar a renda familiar e até passar a viver somente da atividade apícola. “A gente já está produzindo com o apoio dos kits e os resultados são excelentes. Hoje já temos mais de 200 colmeias povoadas com abelha e também temos algumas melgueiras com mel. Ao todo, já temos 10 baldes de mel prontos para venda, o que vai proporcionar em torno de uns 250 kg de mel”, relata o presidente da entidade.

Cerca de R$ 9 milhões estão sendo investidos pela Codevasf em ações voltadas à promoção da apicultura no estado. A ação integra o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria, conduzido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em sua área de atuação, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI). Conheçam a história dos apicultores familiares neste endereço:https://soundcloud.com/codevasf/boas-novas-no-campo-kits-de-apicultura-fortalecem-o-trabalho-de-apicultores-no-sertao-do-araripe

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário