quinta-feira, agosto 20, 2015

Projeto de Integração do São Francisco tem 77,8% de execução, afirma ministro

De acordo com o ministro as obras do Projeto de Integração do Rio Francisco estão com 77,8% de avanço físico e poderão ficar prontas em dezembro de 2016 (Foto: Assis Ramalho)

As obras do Projeto de Integração do Rio Francisco estão com 77,8% de avanço físico (dados de julho) e poderão ficar prontas em dezembro de 2016 ou no início de 2017. "Em janeiro, o percentual era de 69,2%. Isso significa que o ritmo tem sido de 1,2% ao mês. Caso essa evolução seja mantida, as obras poderão ser entregues nesse prazo", explicou o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

Nessa quarta-feira (19/8), em Brasília (DF), o titular da pasta concedeu entrevista coletiva sobre a entrega da primeira Estação de Bombeamento do Eixo Norte (EBI-1) do projeto, que ocorrerá na sexta-feira (21/8), em Cabrobó (PE), com o acionamento de uma motobomba. Nessa primeira etapa, a água seguirá por 45,9 km até o reservatório Terra Nova, localizado no município pernambucano.

De acordo com Gilberto Occhi, após o acionamento da motobomba, as águas levarão 40 dias para encher o reservatório Tucutu (no km 9,1) e outros 18 para encher o reservatório Terra Nova. "Vamos administrar o fluxo de água da melhor maneira possível e promover eventuais acertos técnicos para que tudo ocorra da melhor forma", afirmou.



O titular do MI ressaltou ainda o caráter "simbólico" da entrega da EB-1, em razão da redução no volume de água dos reservatórios da Região Nordeste em comparação com os três anos anteriores. "O governo federal trabalhou fortemente para entregar a estação e continua trabalhando pra entregar as seguintes nos próximos meses, no Eixo Norte e no Eixo Leste", finalizou.

Eixo Leste

O Eixo Leste do Projeto São Francisco já conta com uma estação bombeamento (EBV-1) inaugurada. O governo federal, no entanto, promove reparos na altura do Reservatório Areias (km 13,1 do eixo). Após a finalização do reparo e ligação das bombas, a expectativa é que o governo federal entregue nos próximos 45 dias a segunda estação de bombeamento (EBV-2), localizada no km 17,1.

Na coletiva, acompanhado do secretário de Infraestrutura Hídrica, Osvaldo Garcia, o ministro apresentou ainda o comparativo de pagamentos do empreendimento, o quantitativo histórico de mobilização da mão de obra e de equipamentos, os valores das ações de revitalização e dados sobre as comunidades beneficiadas pelo projeto.

No evento de sexta-feira, o MI assinará, com os governos do do Ceará, da Paraíba e de Pernambuco, de documento que trata da abastecimento de água para famílias que moravam na área de influência do Projeto São Francisco e que foram reassentadas. De acordo com o ministro, a maior parte da água será proveniente do empreendimento, por meio da execução de sistemas simplicados.
Visita técnica

O governo federal promoverá, nesta quinta-feira (20/8) às 14 horas, em Cabrobó (PE), visita técnica à Estação de Bombeamento (EBI-1) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

O evento é direcionada aos jornalistas interessados. As equipes de reportagem poderão conhecer de perto o ciclo de funcionamento da EB e seus componentes e gravar imagens em todos os pontos, com o acompanhamento de um técnico do Ministério da Integração Nacional (MI).

Projeto São Francisco

A integração vai garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Dados de julho apontam 77,8 % de avanço físico, com 9.980 trabalhadores contratados nos dois eixos. Mais de três mil máquinas estão em operação. O projeto é composto por 477 quilômetros de extensão, organizados em dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros, e o Leste, com 217.

Serviço

Assunto: Visita Técnica à EBI-1 do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco
Data: Quinta-feira, 20/08, às 14h
Local: Ponto de encontro: Via Hotel, em Cabrobó (PE). Será oferecido transporte para os jornalistas.

Por Assessoria de Comunicação MI

Nenhum comentário:

Postar um comentário