sexta-feira, julho 17, 2015

"Governo do Estado não pode reduzir recursos para a saúde", afirma líder da Oposição

"Há pacientes em tratamento de câncer que não estão recebendo sequer medicamentos. Isto é desumano", critica Sílvio Costa (Fotos: Bancada Oposição Alepe/Divulgação)
Reunião com Dr. Gustavo Souza Leão

Recife - O líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), reuniu-se na manhã desta sexta-feira (17) com o diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Gustavo Souza Leão, no Recife, para informar-se sobre uma portaria interna que proíbe, por um período de noventa dias, a "abertura de prontuário de primeira vez, exceto para pacientes egressos” e a “realização de exames laboratoriais e de imagens, para pacientes de ambulatório". A alegação, expressa na portaria, é de "contenção de despesas".

De acordo com Costa Filho, o diretor da unidade de saúde confirmou que o HGV está impossibilitado de receber novos pacientes ou de realizar exames para quem é atendido pelo ambulatório por ter recebido do Governo do Estado uma orientação para reduzir em 20% os custeios do hospital, que é referência no setor de ortopedia e recebe pacientes do Grande Recife e todo o interior.

"Não é possível aceitar que haja redução no orçamento em uma área que historicamente já sofre com problemas de financiamento. Esta portaria do HGV reforça que o setor de saúde em Pernambuco está em crise e que o Governo do Estado tem tratado o tema com descaso.", enfatiza o parlamentar.

No último mês de fevereiro, o Governo do Estado publicou um decreto instituindo o plano de contingenciamento de gastos (PCG), para reduzir o custeio da máquina pública. "Na administração deste plano de custeio centros de referencia em saúde como o Hospital Getúlio Vargas e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz precisam ser preservados. A população não pode esperar, por exemplo, 90 dias, para realizar exames. Esperamos que o hospital e o Governo do Estado revejam a portaria do HGV", afirma Costa Filho.

Segundo Silvio, nas visitas que a Bancada de Oposição vem realizando a hospitais como o Belarmino Correia, em Goiana e também UPA Especialidades, o que está sendo detectado é a piora do padrão do atendimento na saúde. "A Bancada de Oposição apela ao Governo do Estado que mantenha e até amplie o volume do investimento na saúde, pois o que estamos observando é que os problemas na área vêm se acentuando em Pernambuco. Há pacientes em tratamento de câncer que não estão recebendo sequer medicamentos. Isto é desumano", critica.

Após a reunião, o parlamentar também ressaltou que a intensa procura pelo HGV revela o problema crônico pelo qual passam as unidades de pronto-atendimento (UPAs) em todo o Estado. "As UPAs foram pensadas para receber, por exemplo, pacientes com fraturas, mas por não estarem atendendo a contento, estes pacientes acabam recorrendo aos grandes hospitais, O crescimento no número de atendimentos nos hospitais mostra claramente que as UPAs e UPA Especialidades não estão cumprindo o seu papel", diz o parlamentar, que também lamenta o fato da população não ter sido previamente avisada da paralisação parcial no atendimento do HGV.

Por fim, Costa Filho afirma que aguarda do Governo do Estado uma posição oficial sobre a situação do Hospital Getúlio Vargas e que a Bancada de Oposição na Alepe vai encaminhar ao Poder Executivo um pedido de informação sobre os impactos do programa de contenção de despesas do Estado na saúde.

Assessoria de Imprensa Bancada de Oposição Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário