quarta-feira, julho 22, 2015

“Espelho d’Água” recebe oficina com Miguel Chikaoka no Museu do Sertão, em Petrolina, nos dias 24 e 25

 Visita com audiodescrição e lançamento do catálogo também estão programados (Fotos: Rodrigo Silva/Divulgação)

Atividades especiais foram planejadas para os últimos dias do Projeto “Espelho D’Água” no Museu do Sertão, em Petrolina. As ações, que irão beneficiar diversos públicos são uma visita guiada com audiodescrição, uma oficina de Pinlux e o lançamento do catálogo com toda a trajetória do projeto. A oficina será ministrada pelo fotoativista e educador Miguel Chikaoka, também curador da exposição, no dia 25 de julho. O projeto foi idealizado pela produtora, fotoativista e educadora Rachel Ellis, conta com produção da Arraia Produções e está sendo realizado com recursos do Funcultura.

A exposição segue aberta à visitação até o dia 25 de julho, quando parte para o próximo destino, no município de Santa Cruz do Capibaribe. Antes disso, para que pessoas com deficiência visual de Petrolina possam ter acesso à exposição, foi agendada uma visita guiada com audiodescrição no dia 24 de julho, às 9h. No mesmo dia, às 19h, haverá o lançamento do catálogo com a presença de Miguel Chikaoka e Rachel Ellis. O catálogo traz encartados cartões-postais produzidos a partir das fotografias que compõem a exposição e registros da metodologia, além de DVD com vídeo do projeto.

A última atividade do projeto em Petrolina é a Oficina de Pinlux (fotografia pin hole com caixas de fósforo) com Miguel Chikaoka, oferecida exclusivamente para educadores, que acontece no dia 25 de julho, das 8h às 15h. Inscrições no Museu do Sertão até o dia 23 de Julho, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Histórico

A exposição Espelho D’Água apresenta resultados e documenta o processo das oficinas ocorridas entre junho e julho de 2010 no âmbito do projeto homônimo patrocinado pelo BNB Cultura em outras comunidades ribeirinhas do São Francisco. As atividades foram facilitadas por Rachel Ellis com registros em foto e vídeo realizados pelo cineasta e artista Gabriel Mascaro. Mais de 60 pessoas de origens e realidades bem diferentes foram atendidas na Ilha de Assunção (Povo Truká, Cabrobó, PE), Olho d'Água do Casado (AL), Santarém (BA) e Quilombola Barra da Parateca (Carinhanha, BA). As turmas foram mobilizadas pelas associações de moradores de cada comunidade.

Antes de chegar ao que poderia ser chamado de produto final, a fotografia, em cada oficina houve debates e reflexões em torno do rio alimentadas por exercícios ópticos, mapeamentos, pinturas e textos que prepararam os alunos para além dos olhos. As máquinas fotográficas artesanais – pinlux – também foram construídas ao longo da semana, sendo utilizadas apenas no último dia.

Ao final das oficinas, os alunos escolheram uma de suas fotos para montá-la como cartão-postal artesanal e enviá-la a outra comunidade com uma mensagem escrita no verso. Assim, se articulou uma rede de comunicação visual poética.

Montagem

Na exposição, que passará quatro semanas em cada local, vinte imagens dos participantes das oficinas estão expostas, assim como uma representação fotográfica da rede criada a partir dos cartões-postais enviados entre as comunidades ribeirinhas. Também foram reproduzidas algumas das ferramentas pedagógicas utilizadas nas oficinas e instruções de montagem das câmeras pinlux.

Há também a projeção de um vídeo, registro das oficinas nas quatro comunidades, que inclui depoimentos dos participantes sobre o processo de aprendizagem e de moradores com relatos de histórias tradicionais, que trazem à tona o imaginário da comunidade em relação ao Rio (disponível na íntegra no link vimeo.com/15154548). O ambiente sonoro ribeirinho é representado por recipiente microfonado cheio de água em que as pessoas podem interferir.

Sobre as fotos em exibição, Rachel Ellis reflete: “Cada participante construiu uma câmera fotográfica artesanal que usou para registrar suas ideias, impressões sobre o rio e a sua convivência com ele. O resultado imagético das fotografias foge do naturalismo e se lança numa viagem onírica, quase como num sonho. Ao invés do realismo fotográfico, tem-se uma imagem borrada, distorcida, irregular, aberta, propositiva. A água enquanto abstração de um sonho”.

Miguel Chikaoka

Natural de São Paulo, reside em Belém (PA) desde 1980, onde criou a Fotoativa, um núcleo de pesquisa, experimentação, reflexão e difusão do fazer fotográfico. Como educador, trabalha na construção de uma metodologia de ensino-aprendizado baseada numa abordagem transdisciplinar do elemento luz e já ministrou oficinas e palestras pelo Brasil e no exterior. No início dos anos 90 criou a Agência Kamara Kó Fotografias, com sede em Belém do Pará, com a qual produz reportagens e documentários sobre temas socioambientais e culturais da Amazônia. Publicou trabalhos na mídia impressa e eletrônica nacional e internacional, e soma exposições individuais e inúmeras participações em coletivas e salões de arte no Brasil e no exterior. Algumas de suas obras integram acervos de museus em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Nova York e Paris.

Rachel Ellis

Mestre em Politicas Públicas, Planejamento e Participação Social pela London School of Economics. Ela co-fundou o projeto FotoLibras em 2007 que marcou o começou de seu trabalho com fotografia e inclusão. É fundadora do GEMA, coletivo que desenvolve projetos que utilizam as artes visuais para promover a transformação social. E é sócia-diretora da produtora DESVIA, onde ela fica de frente do desenvolvimento de projetos audiovisuais e as ações educativas de distribuição.

SERVIÇO

Exposição Espelho D’Água - Petrolina
Visitação até 25 de julho

Visita guiada com audiodescrição
24 de julho, às 9h.

Lançamento do catálogo
24 de julho, 19h

Oficina de Pinlux com Miguel Chikaoka
25 de julho, 8h às 15h
Exclusivamente para professores.

Inscrições no Museu do Sertão até o dia 23 de Julho, seg a sex, das 8h às 14h.

Museu do Sertão
Rua Esmelinda Brandão, s/nº.
Centro – Petrolina
Terça a sexta e domingo, das 8h às 14h
Sábado, das 8h às 12h e 13h às 17h

Beth Oliveira - Tecendo Comunicação/Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário