terça-feira, fevereiro 03, 2015

Silvio Costa Filho quer envolver sociedade na discussão do Pacto pela Vida

Foto: João Bita/divulgação

Em seu primeiro pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, após o início do novo mandato parlamentar, o líder da oposição, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), alertou para a atual crise no setor de segurança pública do Estado e convocou a sociedade pernambucana a debater o tema com seriedade e profundidade.

O parlamentar reforçou que na próxima quarta-feira (11) será realizada uma audiência pública na Assembleia para se discutir temas como o Pacto pela Vida e a crise no sistema prisional do Estado.

De posse dos dados que registram um aumento de 24% no número de homicídios no último mês de janeiro em Pernambuco, em relação ao mesmo período de 2014, Silvio Costa Filho afirmou que o Pacto pela Vida precisa ser rediscutido urgentemente, para que a sociedade fique livre do clima de insegurança hoje instalado no Estado.

“Este é um debate que esta Casa tem que travar, independente de ser governo ou oposição. Isto é uma coisa muita séria, porque na hora em que a violência aumenta a sociedade se fragiliza”, afirmou.

Além de dar respostas ao aumento no número de assassinatos – foram 309 em janeiro – o líder da oposição lembrou que o Pacto pela Vida também precisa se voltar para questões como a violência contra a mulher e o combate às drogas.

Apoios e disposição – Em seu pronunciamento, Silvio recebeu o aparte de deputados da base do governo e da oposição. Todos concordaram com a importância da discussão do tema. Falaram os deputados Cleiton Collins (PP), Adalto Santos (PSB), Edilson Silva (PSOL) e Joel da Harpa (PROS).

O deputado Edilson Silva disse que o debate sobre a questão da segurança pública é urgente e inadiável e que há flagrantes problemas na condução do Pacto pela Vida. Já o deputado Joel da Harpa afirmou que a crise da segurança no Estado decorre fundamentalmente da falta de motivação profissional da polícia e demais profissionais da área.

Silvio agradeceu a contribuição dos parlamentares e reafirmou no discurso que vai exercer com responsabilidade a função de líder da bancada de oposição. “Estou muito disposto para exercer a função que me foi confiada pelos deputados que integram a bancada de oposição. Tem muita coisa para a gente debater em Pernambuco. Na Ceasa, na Funase, na Copergas, debater o papel social do Imip para o Governo do Estado. Estamos abertos ao debate”, reforçou.

Assessoria de Imprensa da Bancada de Oposição em PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário