quarta-feira, fevereiro 18, 2015

Santuário Nacional de Aparecida lança Campanha da Fraternidade 2015 'Eu vim para servir'.


O Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, lançou oficialmente nesta quarta-feira (18) a Campanha da Fraternidade 2015 na região. O tema escolhido pela Igreja neste ano é "Fraternidade: 'Igreja e Sociedade' e tem como lema 'Eu vim para servir'.

O principal objetivo da campanha é aprofundar o diálogo e a colaboração entre a Igreja Católica e a sociedade civil. O texto base divulgado pela Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), reflete a dimensão da vida em sociedade pela convivência coletiva, com leis e normas de condutas.

A missa no Santuário teve início por volta das 9h e foi presidida pelo cardeal arcebispo e presidente da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis. “Todos nós somos cidadãos de uma comunidade, de uma nação, e temos responsabilidade uns para com os outros e responsabilidade para construção de um mundo melhor", afirmou o cardeal ao falar sobre os objetivos da campanha durante a celebração.

Segundo Dom Raymundo, a campanha também oferece oportunidade de reflexão pessoal sobre o papel de cada um na sociedade. "É nossa contribuição para fazer um Brasil mais humano, um Brasil com mais paz, e a campanha nos convida para assumir essa responsabilidade. Não podemos ficar alheios aos problemas da nossa comunidade. Não basta criticar, precisamos dar nossa contribuição, cada um no seu âmbito", destacou.


Durante a missa, o cardeal arcebispo também pediu que os fiéis se mobilizem em um abaixo-assinado para levar o projeto da reforma política ao congresso brasileiro. A reforma está entre os principais compromissos assumidos pela presidente Dilma Rousseff (PT) e por líderes do legistativo após as eleições do ano passado.

"Vamos reforçar nas paróquias, nas comunidades, para podermos apresentar no congresso e poder provocar essa reforma tão necessária. Para ajudar que nossos deputados sejam mais representativos do povo, dos seus anseios, ajudar que as campanhas sejam menos custosas e transparentes e possibilitem que o eleitor possa escolher com liberdade seus candidatos", disse Dom Raymundo.

Campanha da Fraternidade
Em 2014, o tema da campanha pela Igreja Católica foi "Fraternidade e o Tráfico Humano" e teve como objetivo de identificar e denunciar as práticas de tráfico humano. Desde 1964, a Igreja Católica realiza a Campanha da Fraternidade no Brasil. A campanha normalmente é lançada na quarta-feira de cinzas, que marca o início da quaresma, período de reflexão para os católicos e que antecede a ressureição de Jesus.

Do G1 Vale do Paraíba e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário