quinta-feira, outubro 23, 2014

Deputado Adalto Santos critica habilitação para mudança de sexo no Hospital das Clínicas


O deputado Adalto Santos, do PSB, questionou, na terça-feira (21), a habilitação de atendimento a transexuais no Sistema Único de Saúde (SUS), para mudança de sexo. Na opinião do parlamentar, o Ministério da Saúde deveria priorizar outras necessidades dos hospitais públicos, como investimentos em infraestrutura, saúde básica e preventiva.

No início de outubro, o Diário Oficial da União publicou nova habilitação do Ministério da Saúde para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, oferecer atendimento especializado para pacientes transexuais. Esse tipo de atendimento já existia na instituição, mas havia sido interrompido para reformulação do procedimento.

Na opinião de Adalto Santos, o Ministério da Saúde deveria resolver problemas mais graves da saúde pública. Segundo ele, a União pode investir mais na estrutura dos hospitais federais. O parlamentar apontou que as unidades de saúde sofrem superlotação, falta de médicos, medicamentos e adequação para atendimento. De acordo com o deputado, a vida de quem depende da rede pública não é fácil, e milhares de pessoas esperam anos por um transplante ou uma cirurgia de redução de estômago.

Fonte: Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário