quarta-feira, julho 02, 2014

Anvisa oferece curso gratuito a distância para segurança na manipulação de alimentos

O curso tem carga horária de 12 horas e é gratuito. Além de prestadores de serviços de alimentação, podem participar do curso donas de casa e empregados domésticos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai promover, a partir do dia 16 de julho, curso a distância para pessoas que manipulam alimentos. O público alvo é formado por funcionários de restaurantes, bares e lanchonetes ou responsáveis desses estabelecimentos, que depois vão capacitar os funcionários, como reforça a gerente-geral de alimentos da Anvisa, Denise Resende.

"Qualquer pessoa que tenha a intenção de fazer esse curso para manipuladores deve se cadastrar e passar por todas as etapas do curso que fala sobre segurança dos alimentos, boas práticas, para que ele consiga produzir alimentos mais seguros. Mas o foco principal são os manipuladores que trabalham no serviço de alimentação para melhoria da qualidade do produto oferecido nesses locais", afirma Denise.

Gerente de um restaurante de Recife, em Pernambuco, que foi avaliado com o selo nível A pela Anvisa, Janaína Santos já convocou toda a equipe para participar do curso sobre manipulação de alimentos. Ela acredita que a capacitação realizada pela própria agência que fiscaliza a qualidade sanitária da produção dos alimentos vai melhorar ainda mais o atendimento ao público. "A gente vai estar apto cada vez mais na qualidade e nos serviços prestados ao nosso público. Então, pra mim é muito importante porque vai estar a Anvisa, que visa essa questão de limpeza, da qualidade dos serviços, a manipulação. Está sempre batendo na tecla, buscando fazer sempre o melhor, está fiscalizando a nossa casa. Então, nos dando esse curso eu vou estar mais segura de que tudo vai correr bem e ainda melhor. Se já está bem, vai ficar melhor", acrescenta Janaína.

O curso tem carga horária de 12 horas e é gratuito. Falhas associadas à manipulação dos alimentos são consideradas a terceira principal causa de doenças transmitidas por alimentos, perdendo apenas para problemas no controle da temperatura de preparo e conservação dos alimentos e na qualidade da matéria-prima. Além dos serviços de alimentação, podem participar do curso donas de casa e empregados domésticos. Vai ser concedida uma declaração aos participantes que passarem pela avaliação final. As inscrições começaram no dia 16 de junho e podem ser feitas aqui.

Fonte: Fábio Ruas / Web Rádio Saúde / Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário