segunda-feira, junho 16, 2014

PE 14 colheu mais de 5 mil propostas e reuniu 26 mil pessoas


Foto: Léo Caldas/divulgação

O senador Armando Monteiro (PTB) e o deputado federal João Paulo (PT), pré-candidatos a governador e a senador, apresentaram nesta segunda-feira (16), em entrevista coletiva à imprensa, o balanço dos pouco mais de 45 dias de atividades do Projeto Pernambuco 14. Por meio de 14 plenárias realizadas em todas as regiões do Estado, a iniciativa mobilizou mais de 26,3 mil pessoas.

As sugestões apresentadas nestes encontros vão balizar a montagem do programa de governo de Armando. O projeto, que teve a primeira plenária realizada em 26 de abril, no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), colheu 5.232 propostas da população. A última reunião ocorreu na capital, no dia 9 de junho.

“Foi uma experiência memorável. Pude conhecer melhor meu Estado. E mais: pudemos mostrar que ‘participação’ será uma palavra-chave para a realização de um grande governo”, disse Armando, logo após a exibição de um vídeo sobre o Pernambuco 14. “Tive o privilégio de conversar com as pessoas e olhar nos olhos delas. O que colhemos foi uma mostra rica e diversificada das aspirações, anseios e demandas da população.”

O deputado federal João Paulo afirmou que, durante as plenárias, pôde constatar “uma insatisfação relativamente grande em algumas áreas”. O petista acrescentou: “Notamos ainda nas pessoas uma necessidade de mudanças mais significativas, além da importância do governo federal nas realizações”.

Para Armando, “tão ou mais importante do que as propostas apresentadas está o desejo entusiasmado em participar. O grande produto do Pernambuco 14 foi a automobilização”.

As propostas apresentadas pela população no projeto Pernambuco 14 foram divididas em quatro eixos temáticos – Desenvolvimento, Qualidade de Vida, Cidadania e Infraestrutura. Com isso, os pernambucanos se dividiam em salas temáticas para as discussões e também preenchiam fichas definidas, indicando as prioridades para o futuro programa de governo de Armando Monteiro em Pernambuco, sugerindo ações específicas para os segmentos e apontando as diretrizes que o plano deve conter. Ao todo, foram 35 temas abordados pelos participantes durante as plenárias.

As linhas de ação continham temas desde a Educação, Saúde, Qualificação Profissional e Social, Segurança Pública e Emprego e Renda, temas prioritários na agenda pública do pré-candidato Armando Monteiro, como questões do dia-a-dia, a exemplo da Mobilidade Urbana, Cultura e políticas para Idosos, Mulheres e Negros.

As cinco principais prioridades apontadas pelos participantes no Pernambuco 14 foram Educação, Saúde, Segurança Pública, Estradas e Transportes. A primeira recebeu 584 sugestões da população; a segunda, 548; a terceira, 292; a quarta, 269; enquanto que a última foi lembrada por 253 propostas.

Para o segmento da Educação, as ações mais sugeridas pela população consultada foram a "Política de valorização ao profissional, com melhores salários e um plano de cargos e carreiras", "projeto político pedagógico para investir na estruturação das escolas em tempo integral e melhorar as condições de ensino e aprendizagem", "projeto para combater a violência nas escolas", "realização de concurso público para a contratação de professores", "priorização do ensino básico", "construção de creches e apoio psicopedagógico nas escolas", "educação no campo" e "construção de nível médio nas comunidades e assentamentos".

Já na Saúde, a população apontou que o futuro programa de governo do pré-candidato Armando Monteiro deve prever a "abertura de mais leitos e melhoria dos hospitais", "contratação de mais médicos", "investir na medicina preventiva", "implantar recursos para exames específicos", "curso técnico para os Agentes Comunitários de Saúde", "melhor atendimento na rede pública", "interiorização das UPAs", "atendimento de saúde por microrregiões", "apoio e expansão do Mais Médicos", "melhoria da estrutura física dos hospitais", "estruturação dos hospitais regionais", "aumento do transporte sanitário" e "mais ambulâncias".

"Nesse período de pré-campanha, fizemos 14 reuniões plenárias em todas as regiões do Estado, fazendo escutas à população, identificando os problemas e as inquietações do povo. Pernambuco avançou muito nos últimos anos, mas precisamos olhar para o futuro, temos muitos desafios pela frente. E os pernambucanos estão mais exigentes e querem mais", argumenta o pré-candidato Armando Monteiro.

Na Região Metropolitana, o projeto Pernambuco 14 percorreu os municípios de Igarassu, Ipojuca e o Recife. Nas plenárias, além de ações voltadas para a Educação e Saúde, a população também pediu políticas públicas para Qualificação e Formação Profissional. Outro tema também bastante lembrado na região foi a questão da Segurança Pública. Já no Agreste, o projeto Pernambuco 14 visitou os municípios de Caruaru, Garanhuns e Surubim e nessas reuniões a população apontou que iniciativas voltadas para a questão do Transporte e Estradas são prioridades para a população da região.

No Sertão, onde o Pernambuco 14 rodou pelas cidades de Petrolina, Arcoverde, São José do Egito, Salgueiro, Araripina e Floresta, a população anotou que políticas voltadas para o Convívio com a Seca são essenciais para a região. E, por fim, na Zona da Mata, o projeto passou pelos municípios de Nazaré da Mata e Palmares. Nesses locais, os moradores citaram ações para a Agricultura Familiar e Pecuária como algumas das ações que devem constar no futuro programa de governo de Armando Monteiro.

Confira o volume de propostas divididos por temas

Eixo Desenvolvimento
Educação = 584
Empreendedorismo = 62
Qualificação e Formação Profissional = 172
Micros e Pequenas Empresas = 87
Artesanato = 106
Emprego e Renda = 73
Carga Tributária = 113
Interiorização do Desenvolvimento = 49
Indústria, Comércio e Serviços = 57
Agricultura Familiar = 122
Agricultura e Pecuária = 99

Eixo Infraestrutura
Transporte = 253
Estrada = 269
Telecomunicações = 139
Energia = 90
Habitação = 178
Mobilidade Urbana = 103

Eixo Qualidade de Vida
Saúde = 548
Meio Ambiente = 172
Saneamento = 95
Abastecimento de Água = 145
Coleta de Lixo e Esgoto = 176
Convívio com a Seca = 138

Eixo Cidadania
Segurança = 292
Combate às Drogas = 213
Inclusão Social = 53
Criança e Juventude = 126
Idosos = 94
Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida = 86
Mulheres = 113
Negros = 48
LGBT = 56
Direitos Humanos = 73
Cultura = 118
Esporte e Lazer = 126

Assessoria de Imprensa de Armando Monteiro
Crédito da foto: Léo Caldas/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário