terça-feira, fevereiro 18, 2014

Ministério Público de Pernambuco lançará concurso para promotor


Graduados no curso de Direito com experiência na advocacia e que desejam ingressar na carreira de promotor devem ficar atentos. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) está finalizando os detalhes do edital de uma nova seleção pública para o cargo, em Pernambuco. O documento, inclusive, deve ser publicado até a próxima sexta-feira (21) e oferecer um total de 20 vagas. O salário inicial da função, uma das mais concorridas na área jurídica, será de R$ 19.383,87 mil para um expediente de seis horas diárias. 

De acordo com o órgão, o certame será organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). O MPPE deve destinar as chances para as regiões do Sertão e Agreste, carentes de promotores e com comarcas respondendo, em alguns casos, por mais de uma cidade. Praticamente todos os promotores acumulam funções, alguns com até quatro promotorias, o que prejudica o atendimento à população. Poderão concorrer ao disputado cargo bacharéis em Direito com registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que tenham, no mínimo, três anos de experiência de atuação como advogado ou de prática jurídica geral.

Segundo a assessoria de comunicação do MPPE, o último concurso para cargo realizado em Pernambuco ocorreu em 2008 e todos os 74 aprovados foram chamados pelo órgão. No entanto, o déficit de promotores no estado ainda é considerado alto, em torno de 200 profissionais. Três anos atrás, a carência ultrapassava a marca de 300.

Com a aprovação de mais 20 promotores vai possibilitar eventuais promoções na carreira dos membros mais antigos, ou seja, mais vagas para membros de 2ª e 3ª entrâncias e reforço no atendimento à população nas cidades de médio e grande porte.

Fonte: Diário de Pernambuco