quinta-feira, novembro 21, 2013

Deputado José Humberto Cavalcanti destaca o Dia do rio Capibaribe


O próximo domingo 24 de novembro é o Dia do Rio Capibaribe, instituído em 23 de março de 2010. A informação foi repassada pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado José Humberto Cavalcanti, do PTB, nessa quarta (20).

A bacia hidrográfica do rio Capibaribe, informou o parlamentar, abastece mais de três milhões de pernambucanos, em sua maioria, vivendo na Região Metropolitana do Recife. A influência direta das suas águas ultrapassam sete mil quilômetros quadrados, abrangendo 42 municípios, com nascente entre as cidades de Poção e Jataúba, e foz no Recife.

O deputado ressaltou que se produz às margens do Capibaribe grande parte da riqueza do Estado em setores como agricultura, pesca, pecuária, avicultura e agroindústria canavieira. Indústrias, confecções e artesanato são atividades que também florescem às margens do rio.

Por outro lado, alertou José Humberto Cavalcanti, a poluição e o desperdício ameaçam o manancial mais importante do Estado. Matadouros ainda lançam dejetos no leito do rio e há lixões contaminando as águas.

O deputado ressaltou a necessidade de uma ação conjunta dos Governos do Estado e municipais, junto com empresários e sociedade civil, para melhor fiscalizar o cumprimento da legislação ambiental.

Ao concluir, o deputado convidou os colegas para participarem da audiência pública sobre os impactos do projeto de navegabilidade do Capibaribe, na manhã desta sexta (22), no auditório da Alepe.


Rádio Alepe por Assessoria de Comunicação de José Humberto Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário