quarta-feira, julho 24, 2013

PE: Secretaria de Educação seleciona 16 projetos de lei classificados para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro

A Secretaria de Educação do Estado (SEE) selecionou os 16 projetos de lei que foram classificados para a última etapa do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) no estado de Pernambuco. Os projetos foram encaminhados ao Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED) e, de lá, seguirão para a Câmara dos Deputados, em Brasília, onde serão escolhidos os quatro projetos que representarão Pernambuco na jornada parlamentar, evento que consolida as ações do Parlamento Jovem Brasileiro anualmente e possibilita aos alunos da rede pública e privada experimentar a vivência democrática na Câmara dos Deputados como jovens deputados. A jornada acontece de 23 a 27 de setembro.

O resultado dos quatro trabalhos selecionados será divulgado no dia 18 de agosto e, para a seleção, serão usados os critérios de originalidade; justificação da proposição; clareza, precisão e ordem lógica; relevância/mérito da proposição para a sociedade; adequado uso da modalidade escrita; proposição de âmbito nacional/federal e técnica legislativa (adequação ao gênero textual). “O projeto Parlamento Jovem Brasileiro é extremamente relevante para os estudantes brasileiros, porque permite o contato direto com o pensamento político. Sua metodologia possibilita aos alunos o pensar dialético, colocando-os ora como cidadão cercado por toda sorte de problemas, como também como parlamentares, os quais têm por obrigação encontrar soluções exequíveis para os problemas que dificultam a vida das pessoas” pontua a Gestora de Programas e Projetos Especiais da SEE, Ana Lucia Maia.

Ao todo, 144 projetos de lei foram inscritos por estudantes da rede estadual de ensino. Os 16 selecionados para a próxima etapa são Abigail de Souza Rodrigues (EREM Santa Ana); Barnabé Lucas de Oliveira Neto, Driene Jaqueline Viana da Silva e Mateus Leite Lezário (EREM de Garanhuns); Catarina Jenifer de Oliveira Martins e Vanessa Maria da Silva Teixeira (ETE Presidente Epitácio Pessoa); Gustavo Barbosa da Silva e Jaine da Silva Santos, (EREM João XXIII); Driene Jaqueline Viana da Silva, (ETE Maria José Vasconcelos); Joceline Maria de Azevêdo, (EREM São José); Maria Eduarda de Lima Silva e Rivaldo Mendes da Silva, (EREM Profº Antônio Farias); Mikaelly Kananda de Lima Gomes, (Escola Estadual Madre Lucila Magalhães); Pedro Gabriel Xavier dos Santos, (Escola de Aplicação Profª Ivonita Alves Guerra); Ronaldo da Mata Cipriano (Escola Maria Cecília Barbosa Leal) e Stella Karla Lima da Silva (EREM Edson Moury Fernandes).

Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) – O PJB está em sua 10ª edição e propõe aos estudantes do Ensino Médio e Técnico, de escolas públicas e particulares, a oportunidade de conhecer a vivência dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados e aprender sobre o processo democrático em uma simulação da jornada parlamentar. Os selecionados irão praticar o exercício da cidadania, da representação política, da vivência do processo legislativo e da liderança, dessa forma, o PJB desperta a reflexão e a crítica dos estudantes, que são colocados diante do papel de servidores públicos, que têm por obrigação encontrar soluções exequíveis para os problemas que dificultam a vida das pessoas. Essa não é tarefa fácil, ou contrário, é desafiadora. Portanto, o PJB propicia ao aluno um olhar mais crítico sobre a política e a arte de fazê-la efetivamente.

Secretaria de Educação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário