terça-feira, dezembro 11, 2012

II Festival Cine Exu apresenta curta-metragem filmado em Petrolândia


Elenco e equipe técnica do curta-metragem
 "Amor ao Por do Sol", 
baseado em poema homônimo de Alexandre Sertão
O Festival Cine Exu chega à sua segunda edição, desta vez exibindo os curtas-metragem produzidos durante a etapa pernambucana do projeto Cinema no Interior. A novidade é que teremos nesta edição, além do júri técnico, a premiação do júri especial, formado pelos atores e produtores dos filmes apresentados no festival.

O filme que representa o Sertão de Itaparica foi gravado em locações de Petrolândia no projeto Cinema no Interior, e o roteiro é baseado em poema de mesmo nome, escrito por Alexandre Sertão, que também atua como ator na produção. Os atores participaram de oficina com Tairone Feitosa, cineasta e roteirista. O elenco participa do festival em Exu (PE).

Abaixo a programação detalhada do II Festival Cine Exu:
Roteirista e cineasta Tairone Feitosa
 (Foto: Assis Ramalho)

Dia 11/12
Local do evento - Fazenda Velho Lua - 19h.
Fica na beira da pista há 08 km da cidade de Exu, sentido Exu-Bodocó. Haverá sinalização no local e um guia no Parque Aza Branca.

Encontro de todos os elencos, produtores, apoiadores e convidados especiais das regiões dos sertões de Pernambuco;
Apresentação e avaliação dos filmes produzidos;
Planejando novos trabalhos;
Homenagens, coquetel de confraternização e intercâmbio entre as comunidades artísticas e culturais envolvidas nas 06 regiões.

No dia 12/12
Local do evento - Parque Aza Branca - 19h.
Exibição pública dos filmes e premiação do Júri Técnico e do Júri Especial.

Para ver a relação, com sinopse, dos filmes que foram produzidos em cada RD e que terão seus pré-lançamentos no Festival Pernambuco Nação Cultural - Sertão do Araripe, clique em "mais informações" abaixo.


SERTÃO DO ARARIPE

UMBILINA
Baseado na obra de Cícero Belmar.
Umbilina vive para o único filho sobrevivente entre os dez que trouxe ao mundo. Amargurada e só, atormentada pelo que o povo diz ser um sapo que ela carrega na barriga, recebe a visita da Morte, que decide lhe dar mais uma oportunidade para tentar ser feliz.

SERTÃO DO PAJEÚ

VERDE VENTO
Uma cidade é despertada pela misteriosa recitação de Verde que te quero verde, de Garcia Lorca. O poema encanta a população e irrita uma autoridade local que o expulsa da cidade. O Recitador se vai, mas a vida das pessoas que o escutaram nunca mais será a mesma.

SERTÃO CENTRAL

O CAVALEIRO DE SÃO JOSÉ
Às vésperas da Cavalhada, um Coronel toma o cavalo de Tião. Frustrado, o rapaz apela para seu Santo de devoção e encontra um cavalo branco vagueando pela caatinga e chega a tempo de disputar e vencer a corrida de argolas. Irritado, o Coronel decide sacrificar o animal, mas é vencido pela coragem do vaqueiro.

SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

A PROMESSA
Desesperado com a escassez de peixes, o pescador João Amaro se compromete com a Mãe d’Água a lhe entregar os dois primeiros olhos que encontrar em terra. Consegue uma boa pescaria, mas fica aterrorizado ao encontrar sua própria filha na margem do rio. Tenta desfazer o acordo e fugir, mas descobre que nada pode escapar do poder dos Encantos.

SERTÃO DO PAJEÚ

O SACO DO VELHO
Velho avarento faz questão de ser enterrado com um saco do qual nunca se separa e onde se acredita haver joias e dinheiro. Um rapaz resolve conferir, mas nem a morte é capaz de separar o Velho do seu tesouro.

SERTÃO DE ITAPARICA

AMOR AO PÔR DO SOL
Jovem compõe um poema para cantar o ansiosamente aguardado reencontro com seu amor de juventude. Ao se reencontrarem ela revela que está casada e lhe entrega uma carta de adeus. No momento em que se despedem os dois são surpreendidos e mortos pelo marido enciumado que ao ler a carta descobre o enorme erro que cometeu.

SERTÃO DO ARARIPE

ZOMA
Quase vinte anos depois de assistir ao massacre de sua família, Zoma retorna à frente de um grupo para vingar a morte dos pais. Desiste da sua desforra ao apaixonar-se pela filha do mandante, porém a morte de seu irmão de criação o faz retomar seus planos.

TODOS OS SERTÕES JUNTOS EM HOMENAGEM A LUIZ GONZAGA

ENTRA LUA, A CASA É SUA!
Baseado na obra de Pedro Bandeira.
A Arte de Luiz Gonzaga revelou ao mundo a alma sertaneja. Agora, um pouco dessa alma se reuniu para homenagear seu Poeta e Cantador neste filme. Luiz Gonzaga é levado ao Céu pelos personagens retratados em suas canções. No caminho, ele precisa superar as armadilhas e artimanhas do Cão. Participação especial de Joquinha Gonzaga. 


A Latitude7 Produções Culturais atuou na produção dos curtas-metragem do projeto Cinema no Interior a serem exibidos no II Festival Cine Exu.

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Latitude7 (www.latitude7.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário