sexta-feira, maio 23, 2025

Governo federal quita débito de quase R$ 40 milhões da energia do Sistema Itaparica; projetos estão situados nos municípios de Petrolândia, Belém do São Francisco, Floresta, Orocó e Santa Maria da Boa Vista, em PE, e Abaré e Curaçá, na BA

Moradores do Sistema Itaparica protestam em Petrolina — Foto: Emerson Rocha / g1 Petrolina

Por g1 Petrolina

O governo federal divulgou uma nota nesta quinta-feira (22), informando que quitou o débito de quase R$ 40 milhões da energia do Sistema Itaparica, através da liberação de orçamento para projetos públicos de irrigação social.

O Sistema Itaparica foi criado na década de 1990, pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), entre os estados de Pernambuco e Bahia, para abrigar famílias que residiam na área onde se formou o lago da usina hidrelétrica de Luiz Gonzaga, localizada na cidade de Petrolândia, no Sertão pernambucano.

Os dez projetos que forma o Sistema Itaparica estão situados nos municípios de Belém do São Francisco, Floresta, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Petrolândia, em Pernambuco, e Abaré e Curaçá, na Bahia.


Agricultores estão na Subestação Brigida, em Orocó — Foto: Gilberto Pereira / Arquivo pessoal

O pagamento dos débitos põe fim a um impasse que vinha gerando preocupação entre irrigantes e lideranças da região de Itaparica. Nos últimas anos, produtores realizaram protestos, reivindicando providências urgentes diante da ameaça de suspensão no fornecimento de energia elétrica, o que comprometeria seriamente a produção agrícola e o abastecimento de água.

“Essa conquista representa um avanço importante para a região, que há 39 anos enfrenta os desafios decorrentes do processo de reassentamento, impactando diretamente nossa comunidade, nossos produtores e produtoras”, destaca Edilazio Wanderley, superintendente da 3ª SR da Codevasf.

A dívida do Sistema Itaparica foi alvo de protesto pelos moradores que temiam o corte no fornecimento de energia elétrica. A dívida era referente ao ano de 2024 e, sem energia, as bombas que levam água paras as comunidades deixariam de funcionar, afetando cerca de 60 mil pessoas.

Representantes do governo federal, governo de Pernambuco, Codevasf e do perímetro irrigado Sistema Itaparica chegaram a se reunir no dia 16 de setembro, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, para discutir e propor soluções para os problemas de água enfrentados no perímetro irrigado do Sistema Itaparica, devido a falta de energia.

A reunião abriu a mesa de diálogo temática "Água: desafios e perspectivas do perímetro irrigado Sistema Itaparica", mediada pela Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas.

Por g1 Petrolina

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.