sexta-feira, fevereiro 25, 2022

Milhares de pessoas acompanham velório de Paulinha Abelha em Simão Dias (SE); Sepultamento está marcado para às 15h desta sexta (25)

Chegada do corpo de Paulinha Abelha ao município de Simão Dias — Foto: Anderson Barbosa/TV Sergipe

O cortejo com o corpo da cantora Paulinha Abelha chegou ao município de Simão Dias por volta das 9h30 desta sexta-feira (25). Milhares de pessoas aguardavam a chegada nas ruas próximas ao ginásio onde o corpo está sendo velado. O corpo foi levado da capital no começo da manhã para o município onde a cantora nasceu.

A mãe e outros familiares dela moram em Simão Dias. Caravanas de municípios próximos, dos estados de Sergipe e da Bahia, participam das homenagens.

O governador do estado, Belivaldo Chagas (PSD), que também é natural da cidade, falou sobre a morte de Paulinha Abelha.

"Uma pessoa que fez questão de defender Sergipe, que fazia questão de dizer que era sergipana, simãodiense. Vai deixar muita saudade", disse o gestor.

Milhares de fãs aguardavam a chegada do cortejo em frente ao ginásio — Foto: Anderson Barbosa/TV Sergipe

Um fã pintou a fachada da casa com o rosto de Paulinha em homenagem a ela. O município está nesta sexta-feira em clima de luto. O velório acontece até às 14h. O sepultamento está marcado para às 15h.

O corpo da cantora está sendo velado em um ginásio de esportes no município de Simão dias. A família e os fãs estão unidos pela dor. Uma estrutura logística foi montada para que os fãs possam passar ao lado do caixão.

Fã pintou a fechada da casa em homenagem à Paulinha Abelha — Foto: Anderson Barbosa

Homenagens em Aracaju



O corpo da cantora começou a ser velado ainda na madrugada dessa quinta-feira (24) em um velatório da capital. A cerimônia foi restrita à família e amigos próximos.

No começo da manhã, o corpo foi levado para o Ginásio Constâncio Vieira, onde foi velado durante todo o dia e madrugada. Milhares de fãs prestaram homenagens, líderes religiosos cantaram e também fizeram reflexões sobre a brevidade da vida.

Os cantores e ex-cantores da banda Calcinha Preta cantaram sucessos que foram eternizados na voz de Paulinha Abelha. Bastante emocionados, eles contaram com o apoio do público em vários momentos.

Famosos como o cantor Raí Saia Rodada e os digitais influencers Carlinhos Maia e Lucas Guimarães também estiveram presentes na despedida à Paulinha Abelha.

Influenciador digital Carlinhos Maia durante velório de Paulinha Abelha em Aracaju — Foto: Anna Fontes/ TV Sergipe

"Foi uma perda e tanto. Esse palco vai ficar vazio sem ela. Nossa abelhinha está pousando em outras flores, com o Pai", disse o cantor e colega de banda Daniel Diau.


Corpo de Paulinha Abelha é velado em Aracaju — Foto: Gilton Rosas

Na quarta-feira (23), o corpo saiu do Hospital Primavera e seguiu para um velatório no Centro da capital, por volta das 23h, para familiares e amigos mais próximos.

Canções e orações foram realizadas durante a despedida, assim como fãs e amigos faziam em frente aos hospitais quando Paulinha Abelha estava internada.

“Ela só transmitia coisas boas pra gente. É um momento difícil. Não só pra gente, mas para os fãs. Mas foi assim que Deus quis. Vamos aceitar”, disse José, tio de Paulinha Abelha.

Corpo de Paulinha Abelha saindo de velatório para ginásio — Foto: Fábio Nascimento

A vocalista da banda Calcinha Preta estava internada há quase duas semanas em unidades de terapia intensiva (UTI), para tratamento renal. A cantora morreu às 19h26 em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico, segundo nota divulgada pela assessoria de comunicação do Hospital Primavera (veja mais abaixo).

Paulinha Abelha foi internada no Hospital Unimed, após sentir dores, logo depois de ter chegado a Aracaju depois de uma turnê com a banda, em São Paulo. Dias depois, o caso evoluiu para um coma profundo.

Fãs se reúnem na porta do Hospital Primavera, em Aracaju, após notícia da morte de Paulinha Abelha — Foto: Larissa Gomes

No dia 17, ela foi transferida para o Primavera, sob os cuidados de equipes médicas de terapia intensiva, neurologia e infectologia (leia abaixo mais detalhes sobre a internação).

Nas últimas 24 horas, segundo nota divulgada pelo hospital, Paulinha teve agravamento de lesões neurológicas. A morte encefálica da cantora foi confirmada após exames clínicos específicos. Paulinha era casada com o modelo Clebinho Santos e não tinha filhos.

Os amigos se mobilizaram em uma campanha de doação de sangue para a artista, que passava por hemodiálise.

Correntes de orações foram realizadas durante dias por fãs em frente aos hospitais em que ela ficou internada, mas Paulinha não resistiu.

Questionada sobre possíveis sequelas, a equipe médica que a acompanhava disse em entrevista coletiva na terça-feira (22) que o maior desafio era “mantê-la viva”.


Quem foi Paulinha Abelha

Natural do município de Simão Dias, no interior de Sergipe, Paula de Menezes Nascimento Leça Viana, trabalhou com pai comercializando em feiras livres. Começou a carreira como cantora profissional na banda Panela de Barro, onde fez dupla com o cantor Daniel Diau.

Os dois voltaram a cantar juntos na Calcinha Preta, que também é composta, atualmente, por Silvânia Aquino e Bell Oliver. A história na banda tem idas e vindas, mas começou no final dos anos 90, quando o empresário Gilton Andrade a descobriu. Ao todo, ela gravou 21 CDs e três DVDs.

A cantora foi homenageada na música que leva o seu nome, "Paulinha". Deixou a banda em 2009 para integrar a G.D.Ó. do Forró com Marlus Viana, com quem foi casada. Em 2014, retornou para a Calcinha Preta. Em 2016, Paulinha deixou a banda para formar dupla com a Silvânia Aquino, retornando ao grupo em 2018.

Entre os maiores sucessos interpretados por Paulinha estão as músicas: 'Você Não Vale Nada", ''Furunfa", "Baby dool", "Louca por ti", "Sonho Lindo", "Armadilha", "Paulinha" e "Ainda te amo".

A Calcinha Preta gravou um DVD de 25 anos em fevereiro de 2020 e retornava à rotina de shows após meses sem apresentações por conta da pandemia.

Até a internação de Paulinha, o último compromisso do grupo foi a gravação do podcast Podpah, em São Paulo, no dia 8 de fevereiro.



Blog de Assis Ramalho
Por g1 SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário