sexta-feira, fevereiro 25, 2022

A melhor frase da guerra foi dita por ERICH HARTMAN

 


"A guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam se matam entre si, por decisão de velhos que se conhecem e se odeiam, mas não se matam..." ERICH HARTMAN

Erich Alfred "Bubi" Hartmann (Weissach, 19 de abril de 1922 — Weil im Schönbuch, 20 de setembro de 1993) foi um piloto de caça alemão durante a Segunda Guerra Mundial e o ás de caça de maior sucesso na história da guerra aérea. Ele voou em 1.404 missões de combate e participou de combates aéreos em 825 ocasiões diferentes. Ele foi creditado por abater um total de 352 aeronaves aliadas, sendo 345 aviões soviéticos e sete da Força Aérea dos Estados Unidos, sendo 260 aeronaves de combate. Durante o curso de sua carreira, Hartmann foi forçado a fazer um pouso forçado de seu caça 16 vezes devido a danos recebidos de partes da aeronave inimiga que ele havia acabado de abater ou falha mecânica.

Hartmann, um piloto de planador do pré-guerra, juntou-se à Luftwaffe em 1940 e completou seu treinamento de piloto de caça em 1942. Ele foi destacado para o veterano Jagdgeschwader 52 (JG 52) na Frente Oriental e teve a sorte de ser colocado sob a supervisão de alguns pilotos de caça mais experientes da Luftwaffe. Sob sua orientação, Hartmann desenvolveu constantemente suas táticas.

Em 29 de outubro de 1943, ele foi premiado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro por 148 aeronaves inimigas destruídas e as Folhas de Carvalho da Cruz de Cavaleiro por 202 aeronaves abatidas em 2 de março de 1944, seguido pelas Espadas da Cruz de Cavaleiro com Folhas de Carvalho exatamente quatro meses mais tarde, para 268 aeronaves inimigas abatidas. No final das contas, Hartmann ganhou a cobiçada Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho, Espadas e Diamantes em 25 de agosto de 1944 por reivindicar 301 vitórias aéreas. Na época de sua entrega a Hartmann, esta era a condecoração militar mais alta da Alemanha.

Hartmann alcançou sua 352.ª e última vitória aérea ao meio-dia de 8 de maio de 1945, horas antes da rendição alemã. Junto com o restante do JG 52, ele se rendeu às forças do Exército dos Estados Unidos e foi entregue ao Exército Vermelho. Em uma tentativa de pressioná-lo a servir no Exército Nacional Popular da Alemanha Oriental, amigo dos soviéticos, ele foi julgado por crimes de guerra e condenado. Ele foi inicialmente condenado a 20 anos de prisão, depois aumentados para 25 anos, e passou 10 anos em vários campos de prisioneiros e gulags soviéticos até ser libertado em 1955. Em 1997, a Federação Russa (postumamente) o livrou de todas as acusações.

Em 1956, Hartmann juntou-se à recém-criada Força Aérea da Alemanha Ocidental no Bundeswehr e tornou-se o primeiro Geschwaderkommodore do Jagdgeschwader 71 "Richthofen". Ele foi aposentado em 1970, devido à sua oposição à aquisição do F-104 Starfighter. Em seus últimos anos, após o fim de sua carreira militar, ele se tornou instrutor de voo civil. Erich Hartmann morreu em 20 de setembro de 1993 aos 71 anos.

WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário