terça-feira, janeiro 25, 2022

Coordenador de protocolos da Covid-19 repudia nota técnica negacionista do Ministério da Saúde



Carlos Carvalho, convidado por Marcelo Queiroga para coordenar o núcleo que definiu protocolos de tratamento à Covid-19, disparou para seus contatos no WhatsApp um pedido para que “assinem e espalhem” um abaixo assinado em repúdio à nota técnica assinada pelo secretário Hélio Angotti Neto, que alega que vacinas contra a Covid-19 não têm efetividade nem segurança demonstradas, mas que a hidroxicloroquina tem.

Na petição online, que já tem 63 mil assinaturas, os profissionais da saúde se dizem “perplexos” ao ler “a vasta lista de estultices apresentada pela nota técnica” e pedem que o documento elaborado pelo grupo de Carlos Carvalho e, aprovado pelo Conitec, seja adotado pelo Ministério da Saúde.

O texto traz:

“Resumidamente, a nota rejeita as normas de tratamento recomendadas por pesquisadores e médicos com experiência no tema, em favor de tratamentos não validados”.

E continua:

“É espantoso que o Ministério da Saúde recuse normas propostas elaboradas por um grupo de pesquisadores, convocados pelo próprio ministério, criando uma situação sem precedentes em nosso País. Causa enorme preocupação o fato de que as rédeas do Ministério da Saúde estejam sob a posse da ideologia, da desinformação e, principalmente, da ignorância. O comportamento do Ministério da Saúde transgride não somente os princípios da boa Ciência, mas avança a passos largos para consolidar a prática sistemática de destruição de todo um sistema de saúde”.

Por Lauro Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário