quinta-feira, outubro 07, 2021

Suape instala coletores de eletrônicos para capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social

Material coletado será utilizado durante aulas práticas da capacitação, que beneficiará 60 jovens de duas comunidades localizadas no Cabo de Santo Agostinho (Foto: Divulgação)

O Complexo Industrial Portuário de Suape, por meio de uma empresa terceirizada, está ministrando curso de logística reversa de aparelhos eletrônicos para 60 jovens em situação de vulnerabilidade social das comunidades de Vila Nova Tatuoca e de Nova Vila Claudete, no Cabo de Santo Agostinho. Para que os alunos tenham o material adequado para a aprendizagem, a Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade instalou cinco ecopontos de descarte de resíduos eletrônicos em cinco locais estratégicos: dois na estatal portuária, um no Centro Administrativo Municipal do Cabo e outros dois em empresas localizadas em Jaboatão dos Guararapes.

Nos coletores, podem ser depositados materiais de informática e de telecomunicações, como computadores, estabilizadores, nobreaks, monitores, celulares, servidores, baterias, entre outros. Tudo que for recolhido nos ecopontos, será redirecionado para reforçar as aulas teóricas e práticas do curso.

A capacitação é a segunda etapa do projeto iniciado em 2020, com o objetivo de oferecer oportunidades de especialização para pessoas que vivem nas comunidades sob influência do Complexo Industrial Portuário de Suape. Nas aulas, os serão abordados temas como economia circular, recondicionamento e restauração de equipamentos eletrônicos, além de autogestão e marketing digital.

“É um projeto muito importante, pois a destinação dos resíduos sólidos passa, cada vez mais, a ser obrigação das empresas, e do poder público, e Suape está alinhada com esse propósito. Junto a isso, estamos ajudando a formar 60 jovens, provendo condições para que possam despertar para empreendimentos nessa área e oferecendo suporte técnico adequado. A ideia é que parte deles possa empreender ou ser aproveitada em empresas do complexo”, pontua o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti.

A capacitação, com duração de 90 dias, será dividida em três módulos: básico, para os 60 inscritos; intermediário, para 30; e avançado, para 20 selecionados. A carga horária é de 50 horas/módulo. As aulas vêm sendo ministradas no galpão de Vila Nova Tatuoca, seguindo todos os protocolos de prevenção à covid-19, como uso obrigatório de máscara, distanciamento de 1,5 metro por pessoa e higienização das mãos com álcool gel.

Confira os endereços dos ecopontos e faça a sua doação:

Edifício-sede da Empresa Suape - Km 10, Rodovia PE-60, Ipojuca
CCCOM – Área portuária de Suape, no Posto de Controle 3 (PC3)
Tintas Iquine - Rua Porto Franco, 325 - Prazeres, Jaboatão dos Guararapes
Colortel - Rodovia BR-101 Sul, S/N, Km 81.3, Galpão B, Muribeca, Jaboatão dos Guararapes
Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho (Centro Administrativo Municipal 1) - Rua Manoel Queirós da Silva, 145, Torrinha

Suape

Nenhum comentário:

Postar um comentário