quarta-feira, julho 14, 2021

Está aberta a consulta do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste


Com o apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) deu início ao processo de atualização do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste – PRDNE. Qualquer cidadão pode responder, até o próximo dia 27 de julho, a consulta on-line que também é direcionada às principais instituições que constituem o Sistema Nacional do Desenvolvimento Regional.

Apresentado durante a 25ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, em maio de 2019, e aprovado pelos governadores do Nordeste, o PRDNE é um instrumento de planejamento que organiza um conjunto de iniciativas e ações pensadas para o desenvolvimento presente e futuro do Nordeste brasileiro, através da atuação direta da Sudene. Com a Pandemia de Covid-19, porém, a mudança radical sofrida pelo cenário econômico mundial impôs uma revisão nas diretrizes e ações propostas pelo Plano.

De sua aprovação para cá, o plano, em forma de Projeto de Lei (PL 6163/2019), vem trilhando seu caminho de apreciação pela Câmara Federal, rumo à sua efetivação política de Estado para o desenvolvimento sustentável da Região.

Uma vez aprovado, o PRDNE manterá uma estreita articulação com o Plano Plurianual - PPA - da União e dos estados da região por obrigação legal. Ele reforça a ideia de se orientar de forma inteligente a construção de estratégias de ação que permitam tirar proveito da rica e singular diversidade da região.

Assim como o PRDNE, que é dividido em seis eixos estratégicos, a consulta também direcionará suas questões às áreas que constam do plano, que são as seguintes:
1. Inovação
2. Educação e desenvolvimento das capacidades humanas
3. Dinamização e diversificação produtiva
4. Desenvolvimento social e urbano
5. Segurança hídrica e conservação ambiental
6. Desenvolvimento institucional

Por esta razão compreende um esforço combinado de todos os atores regionais - gestores, especialistas, instituições de fomento e sociedade civil organizada - que colaboram no processo criativo de sua formulação, que serão os convidados a opinar e contribuir para a consulta.

Acesse o formulário da consulta on-line.

CGEE/Sudene

Nenhum comentário:

Postar um comentário