terça-feira, junho 01, 2021

Prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS volta a ser obrigatória a partir de hoje (1º)


A prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS vai voltar a ser obrigatória a partir desta terça-feira, 1º de junho. Quem não cumprir a exigência poderá ter o benefício bloqueado.

Podem fazer a prova de vida digital os segurados que foram selecionados pelo INSS — a mensagem chega por telefone, e-mail ou mensagem de SMS pelo número 280-41. O segurado tem que baixar o aplicativo Meu Gov.br e autorizar o processo de reconhecimento para fazer a biometria facial. O aplicativo vai pedir para que o segurado faça movimentos com a cabeça. O registro da selfie, feita em vários ângulos, vai ser comparado com a imagem do segurado que já existe na base de dados. Outra opção é ir ao banco onde o beneficiário recebe.

Para evitar aglomerações nas agências, foi criado um calendário. O cronograma começa em junho para quem deveria ter feito a prova de vida em março e abril de 2020, e segue até dezembro. Quem tiver dificuldade de locomoção pode ligar para o telefone 135 e agendar a visita de um servidor do INSS.

O beneficiário pode ainda saber se o banco onde recebe oferece outras formas de atualizar o cadastro sem a necessidade de ir à agência, como a biometria digital.

A Helena usou o aplicativo do banco e já está com a aposentadoria confirmada. “Não tive que sair de casa, ir ao banco e, mais importante, não pegar fila. Prova de vida feita com sucesso”, comemora a aposentada Helena Alves Lopes.

Para os beneficiários que não fizeram a prova de vida em fevereiro de 2020, ou seja, antes do início das medidas de distanciamento, o prazo termina nesta segunda-feira (31).

Por O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário