quarta-feira, abril 08, 2020

Grande nome do rádio pauloafonsino, radialista Gil Leal é demitido da RBN e diz que foi “perseguição política” do prefeito Luiz de Deus


Na noite desta terça-feira, dia 7 de abril, um vídeogravado pelo repórter Gil Leal com duração de pouco mais de 6 minutos, viralizou em quase todos os grupos de Whatsapp e nas demais redes sociais de Paulo Afonso. Nele, o radialista surpreendeu ao anunciar sua demissão da Rádio Bahia Nordeste (RBN). Mais do que isso, de acordo com Gil o motivo foi “perseguição política”, e quem o demitiu?, o prefeito Luiz de Deus, nas palavras do próprio comunicador:

“Foi por perseguição política do prefeito Luiz de Deus, me demitiu da Rádio Bahia Nordeste, porque a rádio é dele. Eu não tenho nada contra o meu gerente da rádio, Jota Matos, não foi ele que me colocou para fora, ele nunca ia fazer isso porque eu sempre cumprir com minha responsabilidade, com o meu trabalho dentro da empresa, a Rádio Bahia Nordeste.”

Gil Leal disse ainda que tudo começou com uma reportagem que ele produziu e compartilhou nas redes sociais sobre a morte de uma garota de 15 anos, segundo ele, ocasionada por negligência médica no hospital do município. Nesse momento, o repórter chamou Luiz de Deus de ditador:

“Desde o momento em que eu fiz uma reportagem e coloquei na rede social sobre a morte de uma adolescente aqui em Paulo Afonso no hospital do BTN e Nair Alves de Souza, que ela morreu por negligência médica, o prefeito Luiz de Deus começou a pressionar a direção da rádio a me colocar só para fazer reportagem policial. Então eu não vou trabalhar numa rádio com um ditador querendo que eu fale o que ele quer.”

Outra matéria citada por Gil que teria irritado Luiz de Deus e que culminou na sua demissão, foi sobre a polêmica envolvendo a suposta instalação de hidrômetros em algumas comunidades da área rural:

“Fui acionado pelo povo da Várzea porque estavam fazendo uma instalação para colocar hidrômetros, e eu avisei ao povo que iam fazer na calada da noite. É uma obra do Estado, mas nunca avisaram que iam colocar hidrômetro lá, desde que eu fui lá, o prefeito não gostou da minha ação, então eu não devo nada a ele, e nem ele não deve nada a mim, eu faço o que eu quero, eu sou repórter do povo, não repórter de Luiz de Deus.”

Gil Leal também criticou duramente o secretário de Agricultura, Jandirson Campos:

“Não foi Jota Matos quem me demitiu, foi Luiz de Deus quando eu fui ontem defender o povo do Juá, que também querem colocar hidrômetro, e o secretário dele que é o cara que cuida de bicho, ele não gosta do povo da área rural, ele é bruto, ignorante, e eu sei porque é que Luiz de Deus não bota ele para fora.”

Por último, Gil fez uma grave acusação contra Luiz de Deus, ao lembrar que ele havia denunciado supostas fraudes em licitações da prefeitura envolvendo empresas ligadas ao vereador Jean Roubert e sua esposa. Na mesma fala, Gil Leal chegou questionar a honestidade do prefeito:

“O senhor se lembre seu doutor Luiz, quando eu levei todos os documentos que tinha um cartel dentro da licitação, dentro da prefeitura pelo vereador Jean Roubert e sua esposa, mostrei tudo ao senhor dentro do gabinete, o senhor mandou montar uma comissão e mandou eu assinar uma denúncia, eu assinei porque eu tenho todos os documentos e tenho o número do processo. No momento em que o senhor fez o acordo com Jean Roubert para que ele voltasse para o grupo, o senhor telefonou para mim e disse – Gil Leal, para com esse caso de Jean Roubert, não é mais para falar – O senhor ligou para mim!. então daí para cá eu fiquei em dúvida, quem era aquele homem que eu dizia a Paulo Afonso que era Luiz Honestidade de Deus?, o que é que está acontecendo?, e o senhor mandou arquivar todo o processo da comissão que ficou revoltada.”

Gil insinuou que Luiz de Deus recuou da investigação contra as referidas empresas, porque o vereador Jean Roubert além de votar a favor do projeto do empréstimo dos R$ 80 milhões, como queria o prefeito, também voltou a fazer parte da base do Governo:

“Quem é você Luiz de Deus, eu não estou entendendo?, quem é você Luiz de Deus?, que decepção a gente descobri o outro lado ruim de uma pessoa. Você fez isso, você ligou pra mim e mandou eu parar na rádio de falar em Jean Roubert que dizia na Câmara que o senhor através da Rádio Bahia Nordeste fazia e desviava dinheiro para a Rádio Bahia Nordeste, tá lá gravado na Câmara de Vereadores. Hoje, o senhor dá todo apoio a ele porque votou para vocês receberem 80 milhões, o pai dele voltou para a prefeitura, tudo tá modificado. Muito obrigado, agradeço a você Luiz de Deus por ter me tirado da Rádio Bahia Nordeste porque eu não sou homem de omitir a verdade.”

Antes de encerrar, voltou a falar em perseguição política e que posteriormente mostraria mais verdades:

“Meu povo de Paulo Afonso, estou saindo da Rádio Bahia Nordeste por perseguição do prefeito Luiz de Deus. Logo logo, eu vou voltar com mais documentos mostrando muita verdade que vocês não sabem em Paulo Afonso.”

Defesa dos citados

O prefeito Luiz de Deus está de quarentena devido a pandemia da Covid-19 e ainda não se pronunciou sobre as acusações feitas pelo radialista. Da mesma forma, até o fechamento da matéria, os demais citados por Gil Leal: prefeitura de Paulo Afonso; vereador Jean Roubert e esposa; secretário Jandirson Campos; além do diretor da RBN Jota Matos também não se manifestaram sobre o polêmico vídeo. Pelo direito do contraditório e da ampla defesa, o site PA4 se coloca à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.

CLIQUE ABAIXO E ASSISTA AO VÍDEO DISPONÍVEL NA REPORTAGEM DO PORTAL PA4 [BLOG DE OZILDO ALVES]

>> Ao ser demitido da RBN, Gil Leal questiona honestidade de Luiz de Deus sobre “empresas ligadas ao vereador Jean Roubert”

De radialista para radialista - Assis Ramalho e Gil Leal durante encontro de confraternização em Paulo Afonso - Foto/arquivo: Lúcia Xavier/BlogAR

Por PA4.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário