quarta-feira, abril 29, 2020

Antes de morrer, enfermeira clamou por isolamento: 'Cuidem dos seus'


Há uma semana a técnica de enfermagem Daniele Costa fez uma transmissão ao vivo em uma rede social contando para seus amigos como era estar com a Covid-19 e clamou para que as pessoas permaneçam em isolamento social. Para alguns amigos e entes queridos, este foi o último contato com Daniele, que quatro dias depois foi internada no CTI do hospital Zilda Arns e morreu nesta segunda-feira.

Muito emocionada, ela narra como seu atendimento no Hospital Geral de Nova Iguaçu a deixou incomodada. Daniele trabalhava na UPA de Austin, em Nova Iguaçu, e começou a sentir os sintomas no dia 14 de abril e procurou a unidade dois dias depois. O primeiro médico que a recebeu estava há pelo menos 12 horas sozinho no plantão e sem se alimentar. Após realizar a tomografia computadorizada ela foi atendida por outro médico, que segundo Daniele, nem a olhou nos olhos, a liberou logo em seguida e ainda afirmou que achava estar contaminado.

— Eu fui tão maltratada no hospital aquele dia. Sou profissional de saúde, me identifiquei que trabalhava na UPA, mas fui tratada muito mal. O segundo médico nem olho na minha cara. O primeiro, infelizmente não estava lá. Ele me mandou embora sem prescrever a medicação e dizendo que todos iriam pegar — desabafou.

Ao fundo da transmissão feita pela técnica de enfermagem é possível ouvir músicas muito altas. Ela conta que o som vem de uma barraca em sua rua que frequentemente realiza pequenas festas e aglomerações.

— Aqui do lado tem uma barraca e eu vejo reuniões todos os dias. Isso me entristece, dói meu coração. São todos meus vizinhos e pessoas que eu gosto. Fico com medo deles ficarem doentes igual a mim. Não quero que nenhum dos meus amigos e familiares passem pelo que eu passei. Cada dia é uma surpresa e um sintoma diferente. Tenham cuidado, cuidem dos seus amigos e família. Deixe para comemorar depois, fazer churrasco depois. Não é o momento, estão botando suas vidas e de outros em risco. É muito ruim e não é brincadeira — narrou Daniele.

Em seu depoimento a técnica ainda comenta que outros colegas que trabalham na frente do combate ao coronavírus foram infectados. Um deles, inclusive teve duas mortes em sua família.

— Meus amigos da área de saúde, diminuam a carga de trabalho. Eu sei que precisamos, mas estou pagando por trabalhar muito e hoje estou vendo que não é legal. Lutem pelos EPIs de verdade, os EPIS corretos.

Daniele será sepultada nesta quarta-feira às 10 horas no Jardim da Saudade, em Mesquita. O Sindicato de Enfermagem do Rio estima que ao menos 20 profisisonais no estado já morreram por Covid ou tem as mortes investigadas pelo novo coronavírus.

Extra-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário