terça-feira, abril 02, 2019

Falha no sistema do Fies deixa estudantes fora da faculdade


Estudantes que acabam de ingressar na faculdade ainda não conseguiram começar as aulas por um problema no sistema do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Eles estão sem acesso ao documento que liberaria o financiamento via Caixa Econômica Federal e, por isso, não conseguem se matricular nas faculdades para as quais foram admitidos.

O programa deveria oferecer 100 mil contratos de financiamento em cursos de graduação em universidades privadas. No entanto, há reclamações de pessoas que não conseguiram firmar os contratos. Não se sabe ao certo quantas matrículas foram afetadas pelo problema.

A Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) deu orientação para que as faculdades recebam os alunos, mesmo sem matrícula, de forma a não fazê-los perder mais aulas.

— Nossa orientação é para que as instituições acolham, na medida do possível, os estudantes que foram pré-selecionados pelo Fies, mas não conseguem efetivar a contratação em virtude da falha no sistema — afirma Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES. — Caso contrário, o ingresso desse aluno, apenas após a formalização do contrato, resultaria na perda automática do semestre por faltas.

A lista dos selecionados foi divulgada no dia 25 de fevereiro. O Ministério da Educação (MEC), porém, não enviou às universidades a lista dos alunos com direito ao financiamento pelo que alega ser um problema no sistema. Sem isso, as instituições não conseguem emitir o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), um dos papéis exigidos pela Caixa Econômica Federal para fechar o contrato.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário