segunda-feira, março 04, 2019

Militares ocupam mais de 100 cargos no 2º e 3º escalões do governo Bolsonaro, diz jornal


Além de comandar oito ministérios, os militares ocupam ao menos outros 103 cargos no governo de Jair Bolsonaro (PSL). Esse número representa os postos do segundo e terceiro escalões da gestão.

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, que foi responsável pelo levantamento, essa medida simboliza uma nova fase do movimento crescente de escolha de oficiais da reserva das Forças Armadas para posições estratégicas e setores historicamente envolvidos em denúncias de corrupção. Analistas ouvidos pela publicação acreditam que o desgaste da classe política e uma estrutura partidária ainda frágil, dentre outros fatores, permitem o avanço dos militares no governo. Vale ressaltar que o presidente foi um capitão do Exército e seu vice, Hamilton Mourão (PRTB), um general.


De acordo com o Estadão, na última semana, os almirantes da reserva da Marinha, Francisco Antônio Laranjeiras e Elis Triedler Öberg foram escolhidos para assumirem os portos do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte, respectivamente. Já o cargo de diretor-presidente da Companhia Docas de São Paulo, que gerencia o Porto de Santos, ficará com engenheiro naval civil Casemiro Tércio Carvalho. No entanto, ele vai atuar em conjunto com um militar da Marinha para "sanear" o órgão e acabar com "entraves" burocráticos.

As informações são do Jornal O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário