quinta-feira, março 28, 2019

HCP alerta para a importância de uma boa alimentação no combate ao câncer


Importante aliada para uma boa qualidade de vida, a alimentação saudável é fundamental tanto na prevenção quanto no tratamento do câncer. Neste Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado em 31 de março, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) traz um importante alerta para a necessidade de hábitos alimentares saudáveis no combate a vários tipos de tumores malignos.

É importante ressaltar que, mesmo sendo fator de risco para o câncer, apenas a alimentação não é suficiente para evitar a doença. Porém, quando associados a outros fatores, os hábitos alimentares podem tanto prevenir quanto contribuir para o surgimento da doença. Como explica Isabel Leal, Coordenadora do serviço de Nutrição Clínica do HCP, “Não é só a alimentação que vai evitar o câncer, pois são diversos fatores de risco. Mas alguns alimentos ultraprocessados possuem produtos cancerígenos que levam ao desenvolvimento da doença, podendo até acelerar. Então é importante ter uma alimentação saudável no dia a dia, ter uma dieta rica em frutas, verduras, alimentos naturais e ter a prática de atividades físicas”.

Em relação aos pacientes que já encontram-se em tratamento contra o câncer, torna-se ainda mais imprescindível ter uma dieta saudável. “O paciente oncológico pode comer de tudo, ele não está proibido de se alimentar, mas é necessário evitar alimentos que não são saudáveis. Então é preciso que ele tenha uma alimentação à base de frutas, verduras, é necessário, também, tomar muita água. Dependendo da fase do tratamento em que ele se encontra, deve evitar alimentos gordurosos e ficar atento à consistência do alimento”, explica a nutricionista.

SOBRE O HCP

No HCP, Hospital que é referência em tratamento oncológico no Estado, os pacientes são acompanhados pela equipe de nutricionistas, que atende às especificidades alimentares de cada um. “Cada enfermaria tem uma nutricionista que faz o atendimento para saber os hábitos alimentares do paciente e, em cima disso, montar a dieta de acordo com as necessidades dele”, esclarece Isabel Leal.

Imprensa HCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário