quarta-feira, dezembro 12, 2018

Votação de Título de Cidadão do Recife a Bolsonaro é retirada de pauta


A votação do título de Cidadão do Recife para o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), foi retirada de pauta nesta terça-feira (11). A decisão da Mesa Diretora da Câmara Municipal do Recife veio devido à falta de quórum qualificado na Casa pela segunda vez. Só havia 21 dos 39 vereadores presentes, o mínino é 24. Coincidentemente, ontem Bolsonaro finalizou a escolha do primeiro escalão sem qualquer ministro nordestino. 

O projeto, contudo, pode voltar ao plenário a qualquer momento, sem necessidade do aval das comissões temáticas, uma vez que se trata de uma proposta da Executiva.

Um dos maiores defensores da honraria a Bolsonaro, o vereador Marco Aurélio (PRTB), não pôde comparecer ao plenário, em virtude de um pico de pressão alta de 18 por 12. Ele foi o autor do projeto que propõe o título de Cidadão para o vice-presidente eleito, Hamilton Mourão, que virá ao Recife no dia 21 de dezembro.

Marco Aurélio tabém foi responsável por articular com a Mesa Diretora, a entrega do título a Bolsonaro. O argumento do parlamentar seria de que o futuro presidente ainda não estabeleceu políticas com o Recife, após uma campanha polêmica e polarizada.

O presidente da Executiva, Eduardo Marques (PSB), justificou a retirada da votação, afirmando que havia muitos projetos da Prefeitura do Recife para serem votados, alguns já em segunda discussão.

Já o vereador Ivan Moraes (PSol) comemorou a falta de quórum. Para ele, que também votou contra o título de Mourão, o Recife deixou de passar "vergonha" nacional. Ainda segundo o parlamentar, uma homenagem como essa precisa estar em consonância com a população da localidade, o que ele não acredita ter acontecido. "A repercussão foi muito negativa", disse.

Por: Diário de Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário