quarta-feira, dezembro 12, 2018

Projeto de arborização em Petrolina planta mais de 5 mil mudas de espécies da Caatinga em 2018


Petrolina, situada no Vale do São Francisco, virou referência em arborização com espécies nativas da Caatinga. Segundo informações da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), em 2018, até o mês de novembro, mais de 5 mil mudas foram plantadas na cidade, através da adoção de plantas pela população, graças ao Projeto 'Nossa Árvore' e à inauguração do Viveiro Municipal, coordenados pela prefeitura.

O Viveiro Municipal de Petrolina, inaugurado em março deste ano, é um importante equipamento ambiental para a cidade. Com capacidade de produzir até 50 mil mudas de plantas nativas da Caatinga, tornou-se o maior do interior de Pernambuco. São 2.500 m² que podem produzir, de uma única vez, até 27 mil mudas. O equipamento foi inserido nas ações do projeto 'Nossa Árvore', que desde 2017 arboriza a cidade. Segundo a coordenação, foram doadas mais de 3 mil mudas e plantadas 2.350 em avenidas, ciclovias e no Parque Municipal Josefa Coelho.


O diretor de Projetos Ambientais da AMMA, Victor Flores, explica que a participação da comunidade é essencial nesse processo. “O maior desafio é desenvolver através do plantio coletivo uma consciência ambiental, para que a comunidade contribua nos cuidados com a arborização urbana. Infelizmente ainda temos muitas perdas por vandalismo e supressão de árvores”, pontua.

Novas Mudas - Até o final do mês de janeiro de 2019 as equipes da AMMA estarão realizando expedições para coleta de sementes nativas e produção de novas mudas. A partir do próximo dia 15 de dezembro as doações de mudas ficarão suspensas e retornam no mês de fevereiro do próximo ano. Neste período, além da produção de novas mudas, a AMMA deve estimular o plantio de mudas nativas nas áreas rurais, com o objetivo de contribuir com a conservação da Caatinga.

Blog de Assis Ramalho com informações da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina
Fotos: Jonas Santos/Arquivo PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário