sexta-feira, agosto 03, 2018

Salgueiro (PE): Temer aciona estação do Projeto de Transposição e diz que até setembro água deve chegar ao Ceará

Presidente Temer participa de cerimônia de acionamento da 3ª estação de bombeamento do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Foto: Clédiston Anselmo/ TV Grande Rio )
Terceira estação de bombeamento do Eixo Norte vai bombear o Rio São Francisco a 90 metros de altura, o equivalente a um edifício de 30 andares. (Foto: Clédiston Anselmo/ TV Grande Rio )

O presidente Michel Temer esteve na manhã desta sexta-feira (3) em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, onde entregou a terceira e última estação de bombeamento do Eixo Norte (EBI-3) do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O acionamento da bomba foi feito pelo presidente e pelo ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua.

"Até o final do ano, Fortaleza, Campina Grande e outras cidades não terão mais falta de água. Nós teremos completado o nosso governo com uma obra que começou há 20 anos atrás (...). Nós precisamos encerrar esse capítulo da transposição, e o que nós estamos fazendo aqui com o Eixo Norte", disse Temer durante discurso.

A partir do funcionamento dessa estação, as águas do Rio São Francisco vão seguir o trajeto por gravidade através de canais e reservatórios até chegar ao Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A oferta hídrica deve chegar a mais de 7,1 milhões de habitantes em 223 cidades nesses estados.

A EBI-3 vai bombear o Rio São Francisco a 90 metros de altura, o equivalente a um edifício de 30 andares. A previsão é que a água chegue, em setembro deste ano, ao túnel Milagres, em Penaforte, no Ceará. E depois siga para atender a população dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Para chegar à terceira elevatória (EBI-3), em Salgueiro, as águas do São Francisco percorreram 80 quilômetros da etapa 1N, desde a captação do rio em Cabrobó. Ao todo, o trecho 1N possui 140 quilômetros, onde estão distribuídas as três estações de bombeamento (EBI-1, 2 e 3).

Em fevereiro deste ano, o Governo Federal acionou EBI-2, situada em Terra Nova , Pernambuco, para o abastecimento de 9,2 mil moradores.

Eixo Norte

Segundo o Ministério da Integração, o projeto é organizado em três metas (1N, 2N e 3N) ao longo de 260 quilômetros de extensão. Além das três estações, o eixo completo possui 15 reservatórios, oito aquedutos e três túneis. O Eixo Norte está com 96% das obras finalizadas.

Por Juliane Peixinho, G1 Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário