sexta-feira, agosto 03, 2018

Com participação popular, atualização do Plano Diretor avança em Petrolina


População trocou experiências com equipe técnica responsável por definir nova legislação urbanística do município.

O Plano Diretor Participativo de Petrolina está um passo mais próximo de ser atualizado. Uma Audiência Pública, realizada na manhã desta quinta-feira (02), marcou a conclusão da terceira fase do processo de revisão do documento que rege a legislação urbanística do município. Durante o encontro, a equipe técnica responsável pela atualização do Plano Diretor apresentou um diagnóstico preliminar de questões importantes como mobilidade, acessibilidade e ordenamento urbano.

Contando com a participação da comunidade, o evento, realizado no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária de Petrolina (IGEPREV), também foi destinado para ouvir as demandas dos participantes que contribuíram expondo as principais necessidades da cidade e dando sugestões para o desenvolvimento de Petrolina em áreas como saneamento público, transporte coletivo, economia e lazer.

Toda a troca de experiências ocorrida durante o encontro será importante para a formatação final do Plano Diretor, como explica o arquiteto, urbanista e membro da equipe técnica que revisa o plano, Geraldo Marinho. “A partir daqui vamos fazer um relatório conclusivo de diagnóstico que será resultado da conciliação da visão técnica e da visão comunitária dos problemas da cidade. Isso nos aproxima da realidade quando escutamos, aprendemos e formatamos uma perspectiva plural, que é a base do planejamento participativo”, destaca Marinho.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Petrolina, Giovanni Costa, o diálogo com as comunidades reforça a credibilidade do processo de atualização do Plano Diretor. “Nós temos a preocupação de ouvir as comunidades. Por isso, queremos concluir a formatação do novo Plano Diretor o quanto antes para que este documento possa direcionar o desenvolvimento da nossa cidade, retomado a partir da gestão do prefeito Miguel Coelho”, reforça Costa.

PRÓXIMOS PASSOS

A partir de agora, a atualização do Plano Diretor Participativo de Petrolina avança para as próximas etapas. Depois do diagnóstico propositivo, o processo segue com o estudo de instrumentos, que vão redefinir as novas regras urbanísticas da cidade, passando pelas propostas de estruturação e regulação do Plano com a realização de uma nova Audiência Pública e a aprovação do documento pela Câmara dos Vereadores, previsto para ocorrer no mês de outubro. 

Texto: Felipe Pereira - AsCom Prefeitura de Petrolina 
Foto: Jonas Santos/Prefeitura de Petrolina Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário