Publicidade
ESTE BLOG ESTÁ EM REFORMA. AGRADECEMOS A COMPREENSÃO.

Famílias assinam contratos do Programa Nacional de Habitação Rural em Petrolina

Programa habitacional já está garantido em três comunidades beneficiando 23 famílias da zona rural do município. 

A realidade de uma moradia precária está chegando ao fim para 23 famílias da zona rural de Petrolina. É que já começou a assinatura dos contratos com a Caixa Econômica Federal para o financiamento de construções de novas casas nas comunidades de Poço Dantas, no distrito de Cristália, Sítio Barreiro e Cacimba do Baltazar no povoado do Capim. A expectativa da Prefeitura de Petrolina é que o número de famílias beneficiadas chegue a 100 ainda este ano.

Toda a documentação, que foi devidamente aprovada pela Caixa considerando os critérios estabelecidos pela Portaria nº 268 de 22 de março de 2017 do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), começou a ser assinada nesta quarta-feira (2). Morador da Cacimba do Baltazar, Valdei Lidio Rodrigues, de 40 anos, foi o primeiro a assinar o contrato e não segurou a emoção. “É uma oportunidade única, no meio de muitos a pessoa ser aprovada é só felicidade. Agora é só esperar a casa sair e passar pra dentro”, comemora o agricultor.


Também é com alegria que Leidiane da Silva, de 20 anos, posa em frente à antiga casa de taipa. Contemplada pelo PNHR, ela mora num vão construído no terreno da sogra, mas em breve vai estar de casa nova junto com o esposo e filho Artur, de 9 meses. “É a realização de um sonho, saber que vou ter uma casa mais confortável. O povo da roça era esquecido e agora estão prestando mais atenção no povo daqui”, lembra a dona de casa.

Para o secretário de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade, Fred Machado, o momento é de celebração, mas é apenas o começo de uma nova etapa da vida de quem mora na zona rural de Petrolina. “Durante o nosso trabalho de cadastramento, nós víamos famílias morando em casas feitas de barro e cobertas com lona. Através dos esforços do prefeito Miguel Coelho, que viabilizou o PNHR para Petrolina, vamos poder dar a dignidade que o povo da roça merece”, destaca Machado.

O PNHR

O Programa Nacional de Habitação Rural​ foi criado pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, através da Lei 11.977/2009 e com a finalidade de possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa seja reformando, ampliando ou concluindo uma existente.

Felipe Pereira/AsCom Prefeitura de Petrolina

Comentários

Publicidade