quarta-feira, abril 11, 2018

Socorro Pimentel pede regularização do fornecimento de remédio para câncer de mama em hospitais do Estado de PE


Um medicamento usado no tratamento do câncer de mama em pessoas diagnosticadas com metástase não é fornecido regularmente aos hospitais do Estado desde setembro de 2017. Foi isso o que alertou, na segunda-feira (9), a deputada Socorro Pimentel (PSL) em pronunciamento no Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe)

O trastuzumabe, destacou a parlamentar, disponível há quase duas décadas em hospitais particulares do País, aumenta a sobrevida e dá mais qualidade de vida a quem enfrenta a doença. Segundo Socorro, a oferta da substância pelo Sistema Único de Saúde é uma das principais causas de demandas por remédios na Justiça.

“Ter um estoque satisfatório dessa droga, assim como de qualquer outra que faça a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa, tem de ser prioritário”, defendeu. A deputada registrou apelo à Secretaria Estadual de Saúde, responsável pelo fornecimento, para que normalize a situação. “A falta da oferta regular penaliza os pacientes no estágio mais grave da doença.”

Estatuto – A parlamentar aproveitou o tempo na tribuna para cobrar a aprovação do projeto de lei, de sua autoria, que pretende criar o Estatuto da Pessoa com Câncer em Pernambuco. O texto foi elaborado por uma comissão especial na Assembleia, da qual a petebista foi relatora. “Faço um apelo à Comissão de Justiça para que haja celeridade no andamento da matéria e que a apreciação da proposição seja agilizada”, declarou.

Assessoria de Imprensa deputada estadual Socorro Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário