quinta-feira, janeiro 05, 2017

Peixamento da Codevasf em trecho alagoano do São Francisco vai inserir espécies desaparecidas

Alevinos de matrinxã e curimatã-pioa estão entre os que serão inseridos no rio durante o peixamento da festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo (foto: Divulgação/Codevasf)

Espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco que há décadas estavam desaparecidas das águas do Baixo São Francisco, a exemplo da matrinxã e da curimatã-pioa, serão inseridas no “Velho Chico” durante o tradicional peixamento realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, em Alagoas. O repovoamento será realizado no próximo domingo, 08 de janeiro, às 10 horas, com concentração no Porto das Balsas no Centro Histórico de Penedo.

Segundo o engenheiro de pesca Paulo Pantoja, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba da Codevasf, o peixamento realizado na Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo integra o programa anual de repovoamento da bacia hidrográfica do rio São Francisco com espécies nativas, ação que busca aumentar a quantidade e a variabilidade de espécies nativas.

“Com esse peixamento, a Codevasf irá inserir peixes das espécies piau, xira, piabas, matrinxã e curimatã-pioa. As duas últimas são espécies que não eram mais pescadas na região há algumas décadas e que, após o trabalho programado de peixamentos, passaram a ser capturadas. Com esse trabalho da Codevasf, estamos conseguindo ampliar a quantidade e variedade de espécies nativas que retornam ao rio São Francisco”, explicou o engenheiro de pesca.

O peixamento será realizado em dois momentos. No primeiro, um caminhão apropriado para transporte de peixes será levado por uma balsa a três pontos de soltura no rio São Francisco, entre os municípios de Penedo e de Neópolis, em Sergipe. O primeiro ponto de soltura será o bairro Santo Antônio, seguido pela orla do Porto das Balsas e finalizando na Prainha do rio São Francisco em Penedo.

O segundo momento do peixamento contará com a participação da população local e dos turistas que estarão em Penedo para a Festa de Bom Jesus dos Navegantes, que poderão soltar os peixes nas margens do São Francisco, no Porto das Balsas. A ação da Codevasf integra a programação oficial do evento e será realizada por meio de parceria da Companhia com a Prefeitura Municipal de Penedo por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário