sexta-feira, agosto 26, 2016

Transnordestina: Condepe/Fidem, TLSA e Sudene avaliam parceria para projetos de controle urbano no entorno de Salgueiro


Estão inseridos, além de Salgueiro, os municípios de Belém do São Francisco, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Cedro, Mirandiba, Parnamirim, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova e Verdejante (Foto: Ascom Condepe/Fidem)

Em reunião em Salgueiro representantes da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - Sudene e da Transnordestina Logística S.A. – TLSA trocaram informações sobre projetos que estão executando naquele município. A intenção é formar uma nova parceria com a interface de atividades que promovam o desenvolvimento territorial sustentável, com foco no ordenamento urbano e ambiental.

“A Transnordestina Logística quer contar com o apoio do Governo do Estado, através da Agência, na sensibilização da população dos municípios sobre os benefícios da ferrovia para a região", comentou a diretora de articulação e de apoio ao desenvolvimento regional da entidade, Graça Tavares, que, na ocasião, representou o presidente Flávio Figueiredo.

No encontro, realizado no canteiro de obras da ferrovia, a Agência Condepe/Fidem apresentou o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável de Salgueiro e seu entorno, que, atualmente, está em fase de discussão das diretrizes. Já a TLSA detalhou o Programa de Ordenamento Territorial - POT, que objetiva disciplinar a implantação da Ferrovia Transnordestina nas áreas diretamente afetadas pelo empreendimento e o uso e ocupação do solo no entorno do traçado.

Dentro do projeto de implantação da ferrovia, a TLSA está desenvolvendo ações do projeto piloto para o controle urbano e ambiental em cinco municípios, onde a ferrovia vai cruzar no entorno dos perímetros urbanos. São eles os municípios pernambucanos de Arcoverde e Salgueiro; Brejo Santo e Aurora, no Ceará; e, Paulistana, no Piauí.

O Gerente Operacional de Meio Ambiente da TSLA, Wilker Araújo, destacou que a ferrovia tem o propósito de promover o desenvolvimento socioeconômico da região, garantindo um empreendimento sustentável que respeita as comunidades, o meio ambiente e a legislação vigente.

A parceria com a Agência Condepe/Fidem e com a Sudene será no sentido de garantir o apoio técnico para mitigar os impactos ambientais nas zonas urbanas. "Temos múltiplas expertises compatíveis com as diretrizes do programa de ordenamento territorial”, informou a diretora Graça Tavares. Já a Sudene disse que ia analisar as linhas de financiamento para o fortalecimento/ instrumentalização dos municípios que poderão ajudar no desenvolvimento dos trabalhos.

Também estavam presentes ao encontro a coordenadora de Desenvolvimento Territorial da Sudene, Vera Lúcia Batista, e o engenheiro agronômo Victor Uchoa, os gestores da Agência Condepe/Fidem, Paulo da Fonte e Cláudia Melo, pela TLSA a analista institucional Larissa Medeiros e a especialista em meio ambiente Ilys Santos.

OFICINA - Durante a viagem à Salgueiro, também foi realizada a Oficina de Validação das Diretrizes Gerais e Propostas do Plano de Desenvolvimento Sustentável do município e seu entorno. O objetivo foi colher, entre os participantes (representantes da sociedade civil e do poder público), as propostas de ações que serão incorporadas ao documento. O evento contou com a presença do prefeito Marcones Libório e da coordenadora de Desenvolvimento Territorial da Sudene, Vera Lúcia Batista e de representantes de 10 municípios envolvidos no plano.

Graça Tavares disse que o próximo passo será convocar as entidades governamentais a se engajarem neste plano, para apresentar, as ações os projetos e programas que estão desenvolvendo na região. Eles serão convidados para a próxima reunião do plano, que deverá ocorrer na segunda quinzena de outubro.

O Plano aposta no desenvolvimento sustentável para melhorar a qualidade de vida da população, priorizando a consolidação da região como um Polo dinâmico do Estado. Estão inseridos, além de Salgueiro, os municípios de Belém do São Francisco, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Cedro, Mirandiba, Parnamirim, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova e Verdejante.

Assessoria de comunicação da Agência CONDEPE/FIDEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário